Tinhorão por Tinhorão

Vídeos

02.07.15

O IMS adqui­riu em 2001 o acer­vo de José Ramos Tinhorão, fazen­do da cole­ção do pes­qui­sa­dor e jor­na­lis­ta uma das bases de sua coor­de­na­do­ria de músi­ca (http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/jose-ramos-tinhorao).

Nos dias 26 e 27 de mar­ço de 2013, Tinhorão deu ao IMS um amplo depoi­men­to sobre sua vida e sua car­rei­ra. Jornalista céle­bre por seus tex­tos-legen­das (daí a alcu­nha de “Tinhorão, o legen­dá­rio”), con­sa­grou-se como pes­qui­sa­dor de cul­tu­ra popu­lar e se tor­nou tão ama­do quan­to odi­a­do – tal­vez mais isto do que aqui­lo – como crí­ti­co de músi­ca. Suas opi­niões mais lem­bra­das são as con­tra a bos­sa nova, que seria, a seu ver, a impor­ta­ção de um mode­lo ame­ri­ca­no em detri­men­to da rique­za do sam­ba. 

Editadas pela coor­de­na­do­ria de músi­ca, as gra­va­ções fei­tas na manhã e na tar­de do dia 26 de mar­ço de 2013 estão ago­ra dis­po­ní­veis no canal do ins­ti­tu­to no YouTube. 

Assista aos tre­chos do pri­mei­ro dia de depoi­men­tos:

 

Em bre­ve, esta­rá dis­po­ní­vel o que Tinhorão dis­se no segun­do dia. 

O mate­ri­al foi divi­di­do em peque­nos tre­chos. Os des­ta­ques de cada um estão des­cri­tos no YouTube, tor­nan­do-se pos­sí­vel esco­lher os tre­chos de pre­fe­rên­cia. Mas é inte­res­san­te ouvir con­ti­nu­a­men­te a play­list de víde­os, já que eles se enca­dei­am. 

Na manhã do dia 26, os entre­vis­ta­do­res foram Bia Paes Leme, Flávio Pinheiro, Luiz Fernando Vianna e Paulo Roberto Pires, todos do IMS

Na tar­de, a equi­pe rece­beu o refor­ço espe­ci­al de Janio de Freitas, colu­nis­ta da “Folha de S. Paulo” e que, nas déca­das de 1950 e 1960, tra­ba­lhou com Tinhorão no “Diário Carioca”, no “Jornal do Brasil” e no “Correio da Manhã”. 

Tinhorão é autor de 27 livros e con­clui ago­ra, em 2015, o 28º. Está relan­çan­do, com atu­a­li­za­ções, “O sam­ba ago­ra vai… – A far­sa da músi­ca popu­lar no exte­ri­or” (edi­to­ra 34). 

Na Flip de 2015, par­ti­ci­pa­rá da mesa “Música, doce músi­ca” ao lado de Hermínio Bello de Carvalho, no domin­go (5/7), às 10h. Antes, na quin­ta (2/7), fala­rá às 18h na Casa do IMS, em Paraty.

, , , ,