A desordem das gerações – quatro perguntas a Alejandro Zambra

Quatro perguntas

22.05.12

Poeta e ficcionista nascido em Santiago, Chile, no ano de 1975, Alejandro Zambra é autor do romance Bonsai, recentemente lançado no Brasil pela CosacNaify. Bonsai, adaptado para o cinema por Cristián Jiménez, conta a história de um jovem casal cuja relação é pontuada pelas leituras que fazem a dois – de Macedonio Fernández a Marcel Proust. Zambra é um dos convidados da FLIP 2012, onde dividirá uma mesa com o catalão Enrique Vila-Matas. O autor chileno respondeu a quatro perguntas do Blog do IMS acerca da literatura latino-americana contemporânea e do romance Bonsai.

O escritor chileno Alejandro Zambra

O escritor chileno Alejandro Zambra

1)  Como você enxerga a relação entre a literatura brasileira e a literatura latino-americana escrita em espanhol? A nova literatura brasileira é lida no Chile?

A literatura brasileira me interessa, sempre me interessou. De acordo com Borges, temos a tendência de exagerar a diferença entre os países. Eu concordo com isso, mas também gosto de conhecer essas diferenças, chafurdar nelas. E já entre a literatura chilena e a peruana há um mundo de diferenças. Quanto ao Brasil, cada palavra que vocês falam me parece tão próxima e tão divertidamente distante. Minha escritora favorita de qualquer língua é Clarice Lispector, e há muitos escritores brasileiros que me interessam, de João Gilberto Noll a autores mais jovens, como Adriana Lisboa e João Paulo Cuenca.

2) Você não acha que há um risco de perder o contato com o leitor comum ao usar tantas referências a livros e outros escritores?

Não. E não acho que um escritor deva se preocupar com perder ou ganhar leitores. Não se escreve para isso.

3) Em Bonsai, um conto de Macedonio Fernández é muito relevante para o enredo. O escritor argentino foi importante em sua formação intelectual e literária?

A literatura argentina, de modo geral. E Macedonio especificamente, que é meu autor favorito em um a cada dois anos: em um ano, adoro ele; no ano seguinte, não gosto nem um pouco. É maravilhoso e insuportável.

4) Você está entre os escritores escolhidos como “os melhores jovens escritores de América Latina” pela Granta. Você acha que se pode falar de uma “nova cena literária” formada por esses jovens?

Sim e não. O caso da Granta é circunstancial e com certeza poderiam ter feito outra lista igualmente boa com outros 22 nomes. Tenho coisas em comum com escritores de minha geração, mas também com os das gerações anteriores e seguintes. Acho que estamos em um momento liberador, cheio de tendências diferentes, anticanônico, estilisticamente desconcertante, carnavalesco. Gosto disso, e também gosto da desordem das gerações, leio com interesse tanto os jovens como os mais velhos, tanto os vivos como os mortos.

* Na imagem que ilustra o post: Alejandro Zambra (Divulgação).

, ,