Fotolivros latino-americanos em São Paulo

Em cartaz

19.09.13

Fotolivros latino-americanos

A mostra Fotolivros latino-americanos, aberta em 18 de julho, chega ao segundo mês no Instituto Moreira Salles de São Paulo. Em cartaz até 27 de outubro, a exposição, com curadoria de Horacio Fernández, funciona como um panorama estético, social e cultural da América Latina a partir dos melhores fotolivros publicados na região dos anos 1920 até os dias de hoje.

Além das cerca de 50 publicações, são exibidas 100 fotografias e 8 vídeos produzidos a partir das imagens dos livros da mostra. São seis eixos temáticos: história e propaganda, fotografia urbana, ensaios fotográficos, fotolivros de artista, literatura e fotografia e fotolivros contemporâneos.

Mostra <em>Fotolivros latino-americanos</em> no IMS-SP

Mostra Fotolivros latino-americanos no IMS-SP (Adri Felden / Argosfoto)

Horacio Fernández, curador da exposição (foto: Adri Felden / Argosfoto).

Horacio Fernández, curador da exposição (Adri Felden / Argosfoto)

Mais de 1800 pessoas já visitaram a mostra, incluindo 650 alunos de escolas das redes pública e privada, participantes das atividades de ação educativa. O roteiro, elaborado pelo Educativo IMS, propõe a discussão das especificidades dos fotolivros como forma de constituir uma percepção a respeito de como um conjunto de imagens pode formar uma unidade própria ao ser reunido em livro. Através de uma proposição criativa, os visitantes são convidados a organizar reproduções fotográficas do acervo do IMS para conceber um fotolivro temático.

Estudantes em atividade do Educativo IMS na exposição

Estudantes em atividade do Educativo IMS na exposição

Mostra Fotolivros latino-americanos no IMS-SP (Adri Felden / Argosfoto)

Mostra Fotolivros latino-americanos no IMS-SP (Adri Felden / Argosfoto)

Resultado de pesquisas feitas ao longo de quatro anos em onze países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Peru e Venezuela – e da colaboração entre quatro instituições – Instituto Moreira Salles, Le Bal (Paris), Ivory Press (Madrid) e Aperture (Nova York) – Fotolivros latino-americanos também resultou num livro, lançado pela Cosac Naify em coedição com a editora mexicana RM, a norte-america Aperture e a francesa Images em Manoeuvre, constituindo o mais amplo projeto de documentação já realizado sobre livros de fotografia na América Latina.

, , ,