O vídeo dos físicos

Vídeos

29.06.16

O vídeo é um compacto editado com 26 minutos de duração, legendado em português nas falas em inglês de um dos pesquisadores e vai decerto interessar a muita gente que não conseguiu ingresso para a sessão especial no IMS-RJ do longa metragem Copenhagen, de Howard Davies, ocasião marcada pela conversa após a exibição do filme reunindo dois cabeças de chave da física quântica internacional – o francês Serge Haroche, Prêmio Nobel de Física em 2012 (dividido com o americano David Wineland), e o brasileiro Luiz Davidovich, professor titular do Instituto de Física da UFRJ e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) –, mediados pelo jornalista Bernardo Esteves, da revista piauí.

conversa entre Haroche e Davidovich aconteceu em 19 de junho, um domingo, na sala de cinema do Instituto Moreira Salles do Rio, que, uma semana antes, já estava com lotação esgotada pela venda antecipada de ingressos.

Haroche e Davidovich dividem, além da amizade, dedicação aos experimentos no campo da ótica quântica, considerados fundamentais para a criação no futuro de supercomputadores que revolucionarão a inteligência digital.

A troca de ideias que protagonizaram diante da plateia que lotou o cinema do IMS-RJ foi precedida pela exibição do filme Copenhagen, uma reconstituição do encontro ocorrido em 1941 entre os cientistas Niels Bohr (dinamarquês) e Werner Heisenberg (alemão), quando a Segunda Guerra já os havia separado pelas diferenças ideológicas em lados opostos do conflito. Bohr e e Heisenberg ajudaram a criar as diretrizes para a construção da bomba atômica.

Aqui, em três partes, a versão original da conversa, sem cortes nem legendas:

, , , , , , ,