Cinema e matemática

Vídeos

11.07.16

Em maio deste ano o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro promoveu o ciclo de exibições e debates Cinema e Ciência, em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências, que comemora seu centenário em 2016. O evento levou centenas de pessoas até a casa da Gávea para assistir a grandes filmes dedicados às ciências naturais, da física nuclear à biologia marinha, alguns seguidos de debates com cientistas de renome do Brasil e do exterior, que explicaram em linguagem acessível os conceitos apresentados nos filmes.

Um dos destaques foi a exibição de Gênio indomável (Gus Van Sant, 1997) no dia 7, seguido por um bate-papo com casa cheia entre dois nomes de peso do campo da Matemática: Étienne Ghys, diretor de pesquisas no Centre National de la Recherche Scientifique, na França, e especialista nas áreas de geometria, topologia e sistemas dinâmicos, e o carioca Artur Avila, primeiro brasileiro a receber a receber a Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da Matemática, que ganhou notoriedade ao solucionar aos 26 anos um problema conhecido como “Conjectura dos dez martinis”.

O bate-papo foi mediado por João Moreira Salles, documentarista, editor da revista piauí e um dos criadores do Instituto xy.org (nome provisório), instituição privada sem fins lucrativos que busca apoiar projetos de pesquisa e divulgação no âmbito das ciências e da matemática. E é esta conversa que você pode assistir agora, na íntegra, nos vídeos abaixo.

, , , , ,