Pixinguinha por Pixinguinha

Música

14.04.14

A caixa Pixinguinha – Outras pautas, com textos e partituras, é uma publicação do Instituto Moreira Salles, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e das Edições Sesc São Paulo. Seu lançamento acontecerá com o espetáculo Outras pautas – Pixinguinha em concerto, reunindo os 30 integrantes da Orquestra Pixinguinha na Pauta sob a batuta do maestro Pedro Aragão, e tendo o cantor Alfredo Del-Penho como apresentador. Os shows acontecerão no Sesc Vila Mariana, dias 22, 23 e 24 de abril, sempre às 21h. Ingressos à venda a partir do dia 14 no site do Sesc e nas bilheterias de suas diversas unidades em São Paulo.

A função do arranjador é, mesmo nos dias atuais, pouco compreendida e assimilada pelo público em geral. No processo de criação, este profissional atua numa posição intermediária entre o compositor e o intérprete, mas tem seu papel quase sempre ignorado por aqueles que recebem o produto final, seja ele uma gravação ou uma performance ao vivo. A própria legislação sobre direitos autorais é falha no reconhecimento desta função, relegando o arranjador ao absurdo papel de “prestador de serviço”, sem direitos garantidos sobre o fruto de seu trabalho.

Na música de concerto, o compositor é o responsável pela concepção da obra e pela produção da partitura que a levará diretamente ao intérprete. Já na música popular, o processo costuma se dar em duas etapas: o compositor é o criador da “música” – que muitas vezes pode se resumir a uma linha melódica – e o arranjador, como autêntico coautor, concebe o formato final e produz a partitura que será executada.

Mas… E se o autor popular é também arranjador de sua própria música? Nessas condições, talvez possamos afirmar, há uma atuação plena do compositor, concebendo sua obra por inteiro.

Ao entregar a Pixinguinha, em 1947, a direção musical do programa O Pessoal da Velha Guarda, Almirante levava para o auditório da Rádio Tupi um dos mais emblemáticos músicos brasileiros de todos os tempos, com pleno domínio de todas as funções que se sucedem na cadeia criativa: compositor genial, arranjador brilhante, instrumentista virtuoso. E todos esses “Pixinguinhas” foram contemplados, programa a programa, em atuações memoráveis.

Destaque especial era dado, não por acaso, às composições de Pixinguinha transpostas para orquestra. Em Pixinguinha na pauta – que publicamos em 2010, trazendo 36 arranjos do mestre – estavam seis delas: “Assim é que é”, “Concerto de bateria”, “Conversa fiada”, “Marreco quer água”, “Tô fraco” e “Vou andando”. Vejam o texto com que Almirante apresenta uma das execuções desta polca:

Pixinguinha, ouvintes, o mais brasileiro dos músicos brasileiros, um dos raríssimos instrumentadores que conservam pureza e brasilidade em seus trabalhos, é o autor de números em que não sabemos o que mais admirar, se a força da inspiração melódica, se a graça da trama instrumental. Os ouvintes da Velha Guarda não ficam indiferentes a essas qualidades, tanto que nos pedem sempre músicas do grande Pixinga. Vamos atender agora a João Lousada, antigo contrabaixista e chorão do Rio, e a Ricardo M. de Souza, da cidade de Castro, no Paraná, fazendo executar pelo Pessoal da Velha Guarda, sob a batuta do próprio Pixinguinha, a sua alegre polca “Vou andando”.

A fusão entre compositor e arranjador, captada com tanta sensibilidade por Almirante, converte-se num dos pontos altos do programa, estimulando em Pixinguinha uma produção voltada para o repertório autoral. Se vários desses arranjos haviam sido escritos em fases anteriores de sua carreira, o programa O Pessoal da Velha Guarda veio possibilitar a atualização dessas partituras e sua adaptação àquela formação instrumental criada por ele – sua “orquestra dos sonhos”.

Buscando privilegiar este momento, a caixa Pixinguinha – Outras pautas reúne mais 44 partituras de arranjos de Pixinguinha, 19 deles escritos para composições próprias. Estão no repertório clássicos como “Lamentos” e “Ainda me recordo”, o arranjo sinfônico para “Carinhoso” e até uma composição inédita, a irresistível polca “Cercando frango”.

Veja o trailer dos concertos de lançamento:

https://www.youtube.com/watch?v=BNNxlMIwIwU

Bia Paes Leme é coordenadora de música do IMS.

, ,