Susana Moraes e o pai, Vinicius

Ana Sette

Susana Moraes e o pai, Vinicius

Vinicius e Susana em Bolonha

Em cartaz

23.03.17

O DVD de Vinicius de Moraes, um rapaz de família, documentário de Susana Moraes lançado pelo IMS em versão restaurada e masterizada digitalmente, está entre os finalistas do XIV Il Cinema Ritrovato DVD Awards.

Promovido pela Fondazione Cineteca di Bologna desde 1986 e atualmente na trigésima-primeira edição, o festival Il Cinema Ritrovato [O Cinema Redescoberto] é dedicado a filmes de arquivo e restaurados e neste ano acontece de 24 de junho a 1o de julho em Bolonha, na Itália. O júri do prêmio, presidido por Paolo Mereghetti, conta com Alexander Horwath, Lucien Logette, Mark McElhatten e Jonathan Rosenbaum.

Vinicius de Moraes, um rapaz de família teve início em 1979, quando Susana Moraes começou a filmar o pai, o poeta, jornalista, diplomata e compositor Vinicius de Moraes, quase sempre em casa, cantando, bebendo e dormindo, e em momentos de conversa solta e trivial com os filhos e amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Aos poucos, Susana foi montando um retrato terno e sem artifícios de Vinicius, transformado em um documentário de 30 minutos que só seria finalizado pela diretora em 1983, três anos depois da morte do pai.

A edição em DVD pela Coleção IMS, lançada em 2016, traz também uma faixa comentada por Adriana Calcanhotto, Eucanaã Ferraz, Julia Moraes e Tuca Moraes, além de um livreto com depoimento do produtor do filme, Robert Feinberg, e textos do crítico Pedro Butcher e do cineasta Walter Salles.

, , , , , , , , , , , , , , , ,