Zona livre do Millôr

Em cartaz

23.06.16

Lápis, giz ou caneta na mão, muitas ideias na cabeça e uma boa inspiração artística. Essa é a proposta da Zona de Desenho Livre, que acontece todas as sextas-feiras no IMS-RJ, até dia 19 de agosto, entre 15h e 17h30m. O projeto foi concebido pelo Núcleo de Educação do instituto para acompanhar a mostra Millôr: obra gráfica, que reúne 500 originais do desenhista, humorista, dramaturgo e jornalista, e está em cartaz no IMS até 21 de agosto. Criador do lema “livre pensar é só pensar”, o genial artista passeou por numerosos estilos sem perder sua identidade, e é justamente essa liberdade de traços a serviço do conteúdo que o projeto pretende estimular.

“A proposta de oferecer ao público uma zona de desenho livre é alusiva ao modo ‘livre pensar’ do Millôr. Os participantes são convidados a desenhar com materiais e papéis diversos, utilizando alguns dos procedimentos gráficos adotados pelo artista. A produção, que vai sendo exposta em um varal, é comentada pelos nossos educadores. Isso é um estímulo para visitar a exposição, com uma percepção mais aguçada sobre seu pensamento gráfico”, conta Denise Grispum, coordenadora do Núcleo de Educação.

img1

A Zona de Desenho Livre acontece sempre entre os pilotis da piscina, onde é instalada uma mesa com material de desenho à disposição dos participantes. Na primeira edição do evento, dia 17, Helena Addor levou os filhos Joaquim, de 5 anos, e Gabriel, de 7, além de Guido Jacomel, também de 7 anos, amigo dos garotos, para a sessão de desenho. Mesmo sem ter passado antes pela exposição – que tem curadoria de Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires –, os meninos se divertiram com os papéis de múltiplas texturas, lápis e papéis diversos e distintas técnicas de desenho apresentados por Janis Pérez Clémen, supervisora do Núcleo de Educação, e sua equipe. “Qualquer um pode chegar e participar, o que importa é soltar a imaginação no papel”.

Fernanda Guaraná levou o filho João, de 9 anos, para participar da Zona de Desenho Livre, e visitou com ele antes a exposição de Millôr. O garoto, segundo ela, ficou “completamente encantado” com o mural que reúne, numa das salas, as diversas assinaturas gráficas do desenhista. Na hora do desenho, ele decidiu reproduzir uma delas.

Aberto a participantes de todas as idades, o projeto atraiu também a atenção de Ana Vine, professora de arte para crianças na cidade de Bocaina de Minas. “É estimulante uma ação dessas. Eu procuro sempre novas formas de abordar as coisas com as crianças, porque se a gente não faz isso elas se desinteressam”, contou Ana, que reproduziu no papel algumas das árvores que fazem parte do jardim do IMS.

img2

Serviço

Zona de Desenho Livre – Para crianças, jovens e adultos, amadores e profissionais.
Sextas, de 17/6 a 19/8, entre 15h e 17h30, entre os pilotis da piscina do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro

,