Araújo Porto-Alegre: singular & plural

Vídeos

17.03.14

Os trabalhos do artista Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) estão em evidência no IMS-RJ, com a exposição Araújo Porto-Alegre: singular & plural, que fica em cartaz até 13 de abril. São cerca de 50 obras, dentre aquarelas, esboços, desenhos feitos a grafite e a nanquim. A maioria abrange o período em que Porto-Alegre esteve na Europa pela primeira vez (1831-1837), acompanhando seu mestre Jean-Baptiste Debret.

Neste vídeo de Laura Liuzzi, as curadoras Leticia Squeff, professora de História da Arte Unifesp, e Julia Kovensky, coordenadora de iconografia do IMS, apresentam o contexto ufanista em que Araújo Porto-Alegre se definiu como artista, para em seguida atuar amplamente no universo artístico brasileiro do século XIX com ideias fundamentais para a sedimentação de uma cultura nacional.

O catálogo da exposição, com imagens das obras de Porto-Alegre, uma seleção com seus escritos e uma cronologia, além de artigos de especialistas sobre diversos aspectos da atuação do artista, já está à venda na Loja do IMS.

, , , , , , , , , , , ,