Millôr no Arpoador

Miscelânea

30.05.13

Millôr Fernandes (1923-2012) ganhou um monumento em sua homenagem num dos seus lugares preferidos no Rio de Janeiro: o Arpoador, no início de Ipanema. Uma área entre a pedra do Arpoador e a Praia do Diabo já tinha sido batizada no ano passado de Largo do Millôr, e desde o último 27 de maio conta com um banco de onde sai o perfil do cartunista, escritor, tradutor e um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX. O perfil de Millôr sentado foi desenhado pelo amigo Chico Caruso, outro grande cartunista, e o projeto do monumento tem assinatura de Jaime Lerner. Ganhou o apelido de “O pensador de Ipanema”.

A convite do Blog do IMS, o fotógrafo Leonardo Aversa registrou a obra em seus primeiros dias, inclusive no fim de tarde, quando é comum pessoas irem ao Arpoador ver o sol se pôr atrás do Morro Dois Irmãos. Veja as fotos abaixo (clique sobre cada uma para ver em tamanho maior):

Crédito: Leonardo Aversa

Crédito: Leonardo Aversa

***

Confira também a série sobre Millôr Fernandes produzida pelo Blog do IMS, com imagens do estúdio do artista registradas por Cristiano Mascaro e depoimentos de Luis Fernando Verissimo, Sergio Augusto e Fernanda Montenegro, dentre outros.


,