O Instituto Moreira Salles convidou a fotógrafa e educadora Tatiana Altberg, coordenadora do projeto Mão na Lata, para ministrar aulas de fotografia pinhole para adolescentes que vivem na Rocinha.
O resultado dessa atividade é a exposição Se eu fosse eu, com imagens e textos produzidos pelos alunos, que abre no Rio de Janeiro em 21 de dezembro, às 15h, na Biblioteca Parque da Rocinha/C4 (Estrada da Gávea, 454).
A oficina, com vinte alunos, foi ministrada ao longo de três meses e teve como proposta trabalhar a fotografia de maneira integrada com a literatura. Durante o curso, os alunos leram A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector, além de uma série de crônicas da mesma autora sobre a infância. Foi a partir dessas leituras que desenvolveram seus textos e fotografias, algumas das quais ilustram este post.
Além disso, os adolescentes tiveram a oportunidade de produzir suas próprias câmeras através da técnica de pinhole – construídas a partir de latas recicladas, revestidas internamente com material fotossensível e com um pequeno orifício para a entrada de luz.
(Camila Santos de Jesus)