Se eu fosse eu

Fotografia

19.12.13

 

(Breno de Sousa Cunha)

O Instituto Moreira Salles convidou a fotógrafa e educadora Tatiana Altberg, coordenadora do projeto Mão na Lata, para ministrar aulas de fotografia pinhole para adolescentes que vivem na Rocinha.

O resultado dessa atividade é a exposição Se eu fosse eu, com imagens e textos produzidos pelos alunos, que abre no Rio de Janeiro em 21 de dezembro, às 15h, na Biblioteca Parque da Rocinha/C4 (Estrada da Gávea, 454).

A oficina, com vinte alunos, foi ministrada ao longo de três meses e teve como proposta trabalhar a fotografia de maneira integrada com a literatura. Durante o curso, os alunos leram A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector, além de uma série de crônicas da mesma autora sobre a infância. Foi a partir dessas leituras que desenvolveram seus textos e fotografias, algumas das quais ilustram este post.

Além disso, os adolescentes tiveram a oportunidade de produzir suas próprias câmeras através da técnica de pinhole – construídas a partir de latas recicladas, revestidas internamente com material fotossensível e com um pequeno orifício para a entrada de luz.

 

(Camila Santos de Jesus)

 

 

(Daiana Belarmino Martins)

 

 

(Erick Azevedo Rodrigues)

 

 

(Flávio Carvalho)

 

 

(Gabriel Andre Rosa Romualdo)

 

 

(Isadora Ferreira dos Santos)

 

 

(José Clinton Alves)

 

 

(Kelle Vieira Martins Dias)

 

 

(Laira Beatriz Martins de Oliveira)

 

 

(Larissa Lima Nascimento Gomes)

 

 

(Lorena Fernanda Bentes Gomes)

 

 

(Marianne Santos de Jesus)

 

 

(Vanessa Aragão de Oliveira)

 

 

(Viviane Bueno da Silva)

, , , ,

Leia também