Serrotona e serrotinha

IMS na Flip

20.06.16

Uma das atrações da Casa do IMS nesta Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) vai chegar em dose dupla: o número 23 da serrote, a revista de ensaios do IMS, será lançada às 20h de quinta-feira, dia 30 de junho, em conjunto com uma nova edição da já tradicional revista especial gratuita para o evento, mais conhecida pelo apelido carinhoso de “serrotinha”.

img1

O miolo da serrote #23 traz “Retratos do Brasil”, uma série composta por quatro textos escritos pelos intelectuais Tales Ab’Sáber, Angela Alonso, Renato Lessa e Laymert Garcia dos Santos sobre o atual momento político do país. Os textos são acompanhados por pinturas da série Desvio, do artista Gabriel Jaguaribe Giucci, que retratou os principais investigados da Operação Lava-jato. A revista traz também um texto inédito integrante do livro do crítico José Carlos Avellar, que será lançado neste ano pelo IMS, sobre a figura do pai no cinema brasileiro.

No texto “Em Calais”, misto de reportagem e ensaio, o escritor Emmanuel Carrère visita a cidade portuária francesa que convive com a gravidade da crise de imigração na Europa, os desenhos de Rico Lins ilustram o relato da experiência de Jean-Paul Sartre sob o efeito da mescalina e o ensaio visual dessa vigésima-terceira edição reúne o trabalho da artista plástica Wilma Martins, apresentado em dois cadernos.

img2

Já a serrote #23½, nome oficial da “serrotinha”, apresenta um texto inédito da poeta Alice Sant’Anna sobre o caderno Meios de transporte, de Ana Cristina Cesar, que serviu como preparação para o livro A teus pés. A edição, que será distribuída gratuitamente durante o evento para os visitantes da Casa do IMS na FLIP 2016, inclui ainda textos do cineasta Jean Renoir e do escritor britânico Robert Louis Stevenson. A Casa do IMS no Centro Histórico de Paraty fica na Rua do Comércio, 13.

, ,