Vem aí em 2016

Artes

26.01.16

O ano de 2016 reserva ótimas surpresas para os frequentadores dos centros culturais do IMS. Conheça abaixo algumas das exposições que entrarão em cartaz nos próximos meses em cada cidade.

Rio de Janeiro

Rio: primeiras poses, que traz alguns dos primeiros registros fotográficos tomados da capital fluminense, segue em cartaz até o dia 28 de fevereiro. Já A viagem das carrancas permanece até o dia 20 de março.

No dia 19 de março, abre no IMS-RJ a exposição Modernidades Fotográficas, que chega ao Brasil após passar pelo Museu da Fotografia de Berlim, pela Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, pela Fondation Calouste Gulbenkian de Paris e pelo Círculo de Belas-Artes de Madri.

Índios Yawalapíti, serra do Roncador, Mato Grosso, 1949. José Medeiros/Acervo IMS

A mostra reúne registros brasileiros das décadas de 1940 a 1960 de quatro grandes fotógrafos do acervo do Instituto Moreira Salles: o brasileiro José Medeiros, o húngaro Thomaz Farkas, o francês Marcel Gautherot e o alemão Hans Gunter Flieg.

E prepare-se: dia 16 de abril, entrará em cartaz uma grande exposição dedicada ao trabalho de Millôr Fernandes, cujo Acervo é guardado pelo IMS.

Millôr Fernandes/Acervo IMS

São Paulo

Últimas semanas para conferir a exposição Alice Brill: impressões ao rés do chão, que segue em cartaz somente até o dia 7 de fevereiro.

A partir do dia 20 de fevereiro, entra em cartaz Do arquivo de um correspondente estrangeiro. Fotografias de Luciano Carneiro, que apresenta o trabalho de um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros, com 150 fotos do final da década de 1940 e década de 1950.

Esse conjunto corresponde integralmente à coleção de originais cedida ao Instituto pela família do fotógrafo, onde se destacam as reportagens que realizou no exterior como correspondente da revista O Cruzeiro.

Poços de Caldas

David Drew Zingg: imagem sobre imagem Fotografia de domingo seguem em cartaz até 14 de fevereiro em Poços de Caldas.

Atualmente em cartaz em São Paulo, a exposição Alice Brill: impressões ao rés do chão chega em Poços de Caldas no dia 27 de fevereiro, reunindo cerca de 90 fotografias, além de documentos como revistas, publicações e outros materiais que apresentam a trajetória fotográfica de Alice Brill no Brasil. A exposição, com curadoria de Giovanna Bragaglia, apresenta o olhar humanista da fotógrafa.

Fila do ônibus no Vale do Anhangabaú, Centro. São Paulo, SP, c. 1953. Alice Brill.

,