André Parente

André Parente

O que se vê, o que se ouve

Em cartaz

20.10.16

Construída a par­tir de sons e ima­gens que se rela­ci­o­nam em vári­as cama­das de sig­ni­fi­ca­dos – polí­ti­cos, his­tó­ri­cos, pes­so­ais – nem sem­pre fáceis de serem com­pre­en­di­dos de ime­di­a­to, a obra do artis­ta alba­nês Anri Sala pede ao públi­co que “ouça o can­to das serei­as” e faça um movi­men­to real de apro­xi­ma­ção, caso quei­ra de fato usu­fruí-la. A obser­va­ção foi fei­ta por André Parente, artis­ta e teó­ri­co do cine­ma e novas mídi­as, que no dia 15 de outu­bro par­ti­ci­pou do pro­je­to Conversas na Galeria, coor­de­na­do pelo setor edu­ca­ti­vo do Instituto Moreira Salles.  Na pales­tra, Parente dis­cor­reu sobre a obra do artis­ta a par­tir de alguns dos tra­ba­lhos que inte­gram a expo­si­ção Anri Sala: o momen­to pre­sen­te, em car­taz no IMS-RJ até dia 20 de novem­bro.

A rela­ção entre o que esta­mos ven­do e o que esta­mos ouvin­do per­pas­sa toda a obra dele”, dis­se Parente, autor de livros como Narrativa e moder­ni­da­de, Tramas da rede e Cinema em trân­si­to, entre outros. “Uma das prin­ci­pais ques­tões de Sala é cri­ar, a par­tir de um ato sono­ro, uma espé­cie de rela­ção esté­ti­ca para ten­tar tra­zer à tona uma pro­ble­má­ti­ca his­tó­ri­ca ou de um per­so­na­gem”.

Parente falou prin­ci­pal­men­te sobre “Le Clash” e “Tlatelolco Clash”, vide­oins­ta­la­ções sono­ras que têm como base a músi­ca “Should I Stay or Should I Go”, da ban­da ingle­sa The Clash, ouvi­da em cai­xi­nhas de músi­ca ou rea­le­jo, ver­sões bem dis­tin­tas da sono­ri­da­de ori­gi­nal. “Nem sem­pre os tra­ba­lhos de arte sono­ra têm a ver com a músi­ca. A par­ti­cu­la­ri­da­de, no caso de Sala, é que de fato há uma músi­ca. Vamos ter, por um lado, situ­a­ções de per­so­na­gens ou trau­mas his­tó­ri­cos, e por outro algu­ma coi­sa que é da ordem do sen­sí­vel, capaz de des­per­tar na gen­te algo que nos faz acor­dar dian­te des­ses trau­mas ou per­so­na­gens. Ou sim­ples­men­te desen­ter­rá-los, tra­zê-los à tona”.

, , , ,