Um mestre em cena – conversa com Jefferson Del Rios

Por dentro do acervo

25.08.11

Convidado pelo Instituto Moreira Salles, o jornalista e crítico de teatro Jefferson Del Rios destaca algumas fotos e documentos do acervo do ator Paulo Autran (1922-2007) sob a guarda da Reserva Técnica Literária do IMS (clique aqui para saber mais). Nesta conversa, a proposta foi a de traçar um percurso que abrangesse três vertentes baseadas no material selecionado: a atuação no teatro, cinema e TV; a correspondência com colegas de profissão, e alguns momentos cruciais de sua biografia. Com mais de quatro décadas de dedicação à crítica teatral, Jefferson Del Rios (clique aqui para conhecer parte de sua produção) testemunhou momentos decisivos de Paulo Autran nos palcos. 
 

Bloco 1 – No palco e na tela

No primeiro segmento, o crítico chama a atenção para os principais papéis de Paulo Autran no teatro. Desde seus primeiros anos como ator profissional, vê-se a sua parceria com nomes importantes na cena brasileira, como a amiga Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Bibi Ferreira, Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, entre outros. Destaque para as diferentes duplas que fez com a mulher, Karin Rodrigues. Embora com participação bem menor no cinema e na TV, o intérprete deixou sua marca em personagens de grande força expressiva, como o ditador Porfírio Diaz, em Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha.

 
 

Blocos 2 e 3 – Amizades, polêmicas e consagração

Nestes blocos, Jefferson Del Rios aponta algumas cartas curiosas recebidas por Paulo Autran de colegas como Antunes Filho, Bibi Ferreira e Plínio Marcos. Chama a atenção para uma polêmica travada com uma espectadora em Porto Alegre, que considerou o espetáculo Dr. Knock (1974) pornográfico.

Este percurso se encerra com imagens de sua biografia, desde a infância e a formação em direito até as homenagens recebidas em 2007, quando o Teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo, passa a ter o seu nome.

 

* Na imagem da home que ilustra este post: Paulo Autran (1972) em foto de Madalena Schwartz (Acervo Instituto Moreira Salles)

, , , , , , , ,