Um novo Opinião

Em cartaz

04.02.14

Em 11 de dezembro de 1964, o show Opinião estreou no Teatro de Arena, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em confronto aberto com a ditadura militar instaurada pouco mais de oito meses antes. Dirigido por Augusto Boal, com textos de Oduvaldo Vianna Filho, Armando Costa e Paulo Pontes, o espetáculo discutia tão didaticamente quanto possível a complexidade social e política do momento. Em seus personagens, tipos marcantes da vida brasileira: Nara Leão (e depois Maria Bethânia) encarnava a classe média conscientizada, Zé Kéti era o sambista da favela e João do Vale, o retirante. Mais de cem mil pessoas assistiram em diversas cidades ao show, que se estendeu ao longo de 1965. Ir ao Opinião era, então, um dever cívico.

O Instituto Moreira Salles decidiu refazer o espetáculo histórico 50 anos depois. É um dos destaques da programação de Em 1964, que irá até dezembro. Mas reproduzir exatamente o roteiro do primeiro Opinião teria curiosidade apenas histórica, pois o efeito não seria o mesmo, tantas mudanças culturais e políticas ocorreram.

Convidados pelo IMS, Joyce e Casuarina tiveram total liberdade para montar o seu roteiro, construindo eles próprios os arranjos. O Opinião que estará no palco do auditório do IMS-RJ no sábado, dia 8, às 19h, é o Opinião de Joyce e Casuarina. Um show único e, certamente, também marcante. A apresentação será do jornalista Sérgio Cabral, testemunha ocular do espetáculo original – e que o defendeu das críticas de José Ramos Tinhorão, em polêmica que reproduziremos no site dedicado a Em 1964.

O vídeo abaixo, realizado por Laura Liuzzi e Leonardo Souza, mostra trechos de um ensaio de Joyce com o Casuarina. É uma prévia do que o público verá no sábado, no auditório ou no telão instalado no IMS.

http://www.youtube.com/watch?v=X3j9HP5ib0I

, , , , , , , , , ,