Maureen Bisilliat e Mário de Andrade

IMS na FLIP

26.06.15

Em sua ver­são 2015, a Casa do IMS na Flip apre­sen­ta­rá, entre 2 e 5 de julho, a expo­si­ção “Decantando as águas – Maureen Bisilliat revi­si­ta O turis­ta apren­diz, de Mário de Andrade”. São ima­gens e tex­tos resul­tan­tes da via­gem que a artis­ta fez em 1985 pela região Norte do país.

Ela (dire­ção) e Lúcio Kodato (câme­ra) regis­tra­ram momen­tos das cin­co sema­nas pas­sa­das num bar­co. Na expo­si­ção, have­rá foto­gra­mas do fil­me, tre­chos de um diá­rio man­ti­do por Maureen – cujos ori­gi­nais se per­de­ram depois – e, tam­bém, extra­tos do livro de Mário de Andrade. O escri­tor, home­na­ge­a­do da Flip des­te ano, via­jou pela Amazônia em 1927.

Em vídeo rea­li­za­do por Laura Liuzzi, a fotó­gra­fa, nas­ci­da na Inglaterra e natu­ra­li­za­da bra­si­lei­ra, recor­da a via­gem e comen­ta a expo­si­ção.

A revis­ta ser­ro­te #20½, que será dis­tri­buí­da na Flip, traz tre­chos do diá­rio e ima­gens de “Decantando as águas”. O fil­me tam­bém será exi­bi­do na Casa do IMS, todos os dias, às 11h30. Às 19h do dia 2, Maureen fala­rá para a pla­teia da casa.

A pro­gra­ma­ção com­ple­ta pode ser vis­ta aqui.

, , , ,