Rio real e imaginário

Internet

30.05.16

O Rio de Janeiro, com toda sua beleza, contrastes e peculiaridades, é a estrela de um projeto da Rice University, do Texas (EUA). A partir de um mapa que se estende de 1500 a 2016, imagináRio compõe um atlas interativo que apresenta a evolução da cidade ao longo de toda a sua história. Representações do espaço urbano por artistas e arquitetos, mapas históricos e uma rica iconografia reunida a partir de diversas fontes trabalham juntos para mostrar em detalhes como o Rio de Janeiro se tornou uma das cidades mais complexas do planeta.

rio_img1

Interface do projeto imagineRio/imagináRio, da Rice University

Concebido pelos professores Alida Metcalf, do departamento de História da Rice, e Farès el-Dahdah, do departamento de Arquitetura, imagináRIO teve início como uma ferrramenta de apoio para aulas sobre a história do Rio. Com a riqueza do material, não demorou para que ambos percebessem a oportunidade de criar uma ferramenta aberta ao público, reunindo a história urbanística e social da capital fluminense de um modo que permite a contextualização de diferentes recortes, de acordo com o interesse do usuário.

Segundo a Rice University, imagináRio é um projeto em perene atualização. A plataforma, que também conta com a colaboração de pesquisadores brasileiros, está disponível tanto em português quanto na versão original em inglês, imagineRio.

rio_img2

Plantas e planos urbanísticos de épocas diferentes podem ser sobrepostos ao mapa interativo

, , , , ,