Vamos, Leão Baio!

Vamos, Leão Baio!

Eu escrevo a Wikipédia – e ninguém lê

Vida Contemporânea

12.06.18

A Wikipédia é a enciclopédia que dispensa vendedores com gravatas antiquadas que batem de porta em porta. Caso você não saiba, ela é uma enciclopédia colaborativa, o que significa que qualquer pessoa pode alterar seu conteúdo. Claro que ela tem suas regras, então não adianta querer escrever, só para confundir os incautos, que Renan Calheiros foi um importante ator mexicano do século passado em vez de político brasileiro filiado ao MDB e atual senador da República: em instantes, usuários que monitoram o verbete dedicado ao senador alagoano vão detectar a imprecisão e reverter a edição. Tampouco deve ter vida longa um comentário subjetivo (“é o mais astuto político brasileiro” ou “é o mais governista político brasileiro, seja qual for o governo”); se não há fonte confiável a corroborar essas afirmações, elas serão excluídas.

Mas quem, afinal, são os anônimos que reservam tempo para te dar ao menos a primeira resposta sobre quase tudo o que você ignora na vida (“história do Brasil”, “quem é Pablo Vittar”, “apocalipse zumbi”)? Não sou eu. Eu não edito o verbete sobre Renan Calheiros, política, MDB ou qualquer coisa do gênero. Eu sou editor do verbete que aparecerá na pesquisa que você nunca vai fazer, sobre o assunto que nunca te ocorreu – nem sequer para se fazer a pergunta “e quem quer saber isso?” Eu escrevo a Wikipédia que ninguém lê.

Só em português, há no momento quase 1 milhão de artigos na Wikipédia. Como não existe uma regra incontestável para determinar que tipo de assunto merece entrar em uma enciclopédia, ainda mais em uma editável por qualquer internauta, lá aparecem muitos temas e personagens obscuros. Para cada Pelé, por exemplo, há na Wikipédia artigos sobre uma infinidade de jogadores de futebol pouco ou nada conhecidos. Eu prefiro esse segundo time. Nele aparecem nomes como o do zagueiro Léo Kanu, com passagens por clubes como Ponte Preta, Náutico e Belenenses, de Portugal (em 2018, até o dia 4 de junho, ele soma 18 partidas e um gol marcado pelo Aimoré, da segunda divisão do Rio Grande do Sul). Ou o atacante Brasão, ex-Vitória de Setúbal e Atlético Goianiense (seu verbete, com as fontes de pesquisa devidamente identificadas, agora sim tem os números corretos de sua passagem pelo Santa Cruz em 2010: foram 27 partidas e dez gols). Léo Kanu e Brasão “merecem” um artigo para chamar de seu na Wikipédia? Eu não sou sommelier da curiosidade alheia; os artigos estavam lá. O que fiz foi atualizá-los e dar a eles fontes verificáveis.

Eu não sei o que motiva os 5,9 mil usuários ativos da Wikipédia em português a mantê-la atualizada, em um trabalho voluntário. O que posso fazer é falar por mim. Em 2003, o Inter de Lages, clube catarinense da quarta divisão do futebol brasileiro, do qual sou torcedor, ficou sem disputar competição alguma. Em algum momento daquele ano, fiz uma busca no Google para tentar descobrir novidades da equipe. O resultado da pesquisa só trouxe umas poucas notícias defasadas, quase nenhuma foto e um verbete na Wikipédia com parcas três linhas, nas quais o nome do clube estava incorreto. Como era possível? Na internet, o clube que tantas vezes vi jogar parecia quase uma invenção da minha cabeça. Virou questão de honra: o Inter de Lages podia não ter site oficial naqueles tempos, mas, se dependesse de mim, toda vez que alguém fizesse uma pesquisa na internet, encontraria a informação de que o clube existia, sim, senhor. Editar os verbetes (já existentes; eu não crio novos) de jogadores que passam pelo clube é uma das formas de manter a Wikipédia informando ao mundo que existimos. (Próximos passos: atualizar os verbetes dedicados ao Inter de Lages em italiano, espanhol, alemão e francês; a versão em inglês está devidamente atualizada).

Editar esses verbetes obscuros é também um passatempo. Com eles, pesquiso e escrevo sem entrar nas chamadas guerras de edição, uma chatice que só desestimula a entrada de novos editores na Wikipédia. Uma guerra de edição se cria quando editores alteram sucessivamente as edições feitas por outros editores (ou têm suas edições alteradas por robôs da Wikipédia; sim, eles existem e estão ativos). Uma delas, tão conhecida quanto inócua, é a da grafia de Brasil na Wikipédia em inglês: em um aparente exercício de patriotismo virtual, editores patrícios volta e meia substituem Brazil por Brasil, julgando, creio, que Brasil com z é um atentado à nossa soberania (não se vê os alemães substituindo Germany por Deutschland, mas a soberania teutônica parece seguir intacta).

Artigos obscuros são inúteis? Não necessariamente. Em fevereiro deste ano, o atacante angolano Barkley Miguel-Panzo foi contratado pelo Panevėžys, clube que disputa a segunda divisão da Lituânia, com a lustrosa marca de 45 gols em 36 jogos pelo Queens Park Rangers, da segundona inglesa. Só que o angolano não poderia ter feito tantos gols pelo QPR: ele simplesmente nunca jogou lá. Barkley conseguiu um contrato – e, até o momento, ainda não entrou em campo por seu novo clube.

A edição que ajudou o angolano a trabalhar no futebol da Lituânia parece uma traquinagem ingênua, mas nem sempre edições incorretas são assim tão inofensivas. Há casos de empresas que remuneram editores para melhorarem sua reputação na Wikipédia com informações duvidosas ou simplesmente falsas, o que é proibido pela enciclopédia. A Vodafone, por exemplo, criou em 2009 um artigo sobre o Borabó, uma suposta comemoração de Natal nas Filipinas, e o publicou como parte de uma campanha publicitária de fim de ano. O Borabó, claro, jamais existiu – e a Vodafone ficou de cara no chão. E há casos de invenções que parecem não fazer sentido, como a do general George K. Broomhall, que lutou na Guerra Civil Americana e teria sido, além de corajoso militar, o criador da cream soda, um refrigerante com sabor de creme. Não há fonte confiável a dizer que o tal general de fato sequer existiu – o que não impediu o verbete dedicado a ele de ficar no ar por mais de 11 anos.

A Wikipédia não é necessariamente uma fonte de informação duvidosa. A revista Nature já publicou um artigo em que mostrou que o índice de confiabilidade da enciclopédia virtual é similar ao da vetusta enciclopédia Britannica. Mas, como na guerra contra as fake news, o caminho para evitar ser enganado é checar as fontes de informação. Na Wikipédia, há quem se dedique a dizer quem é Michel Temer – e há quem prefira explicar quem foi Cacareco. Os Cacarecos me parecem mais divertidos.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,