Dia D: celebre a obra de Drummond

Literatura

31.10.11

No dia 31 de outubro de 1902, nascia o grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Para comemorar a data, o Instituto Moreira Salles lança a ideia de instituir umDia D – Dia Drummond -, que passa a fazer parte do calendário cultural do país. Assim como os irlandeses (e hoje o mundo inteiro) festejam a vida do escritor James Joyce todos os anos no dia 16 de junho com o Bloomsday, os brasileiros começarão a homenagear um de seus maiores poetas sempre no dia de seu nascimento. O objetivo do IMS é promover e difundir a sua obra. Para isso, convida parceiros e amigos para comemorar a data, em todo o Brasil, a partir deste ano.

img1

Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Flávio Moura, a programação do IMS e também das instituições parceiras estão disponíveis no site www.diadrummond.com.br. O site também contém conteúdo especial, como o filme Consideração do poema, produzido pelo IMS justamente para a data, no qual nomes importantes da cultura brasileira leem poemas de Carlos Drummond de Andrade, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Hatoum, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cícero, Paulo Henriques Brito, Chacal e Marília Pêra. Como a ideia primordial é envolver a maior quantidade de pessoas na comemoração, o IMS também conta com a participação de anônimos admiradores da obra do poeta, que podem enviar por e-mail seus próprios vídeos com leituras de poemas. O material resultará em um novo filme. Um terceiro vídeo também produzido pelo IMS está disponível no site: No meio do caminho (2010) conta com 11 versões em língua estrangeira do poema mais conhecido de Drummond declamadas por personalidades das mais variadas áreas como David Arrigucci Jr., Matthew Shirts, Jean-Claude Bernardet e Heloisa Jahn.

Os filmes Consideração do poema e No meio do caminho serão exibidos também no centro cultural do IMS-RJ e nas instituições parceiras: escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, centros culturais. O IMS criou adesivos temáticos que serão distribuídos nos principais pontos culturais.

Veja a programação completa e o site especial clicando aqui.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,