Dia D: celebre a obra de Drummond

Literatura

31.10.11

No dia 31 de outu­bro de 1902, nas­cia o gran­de poe­ta bra­si­lei­ro Carlos Drummond de Andrade (1902–1987). Para come­mo­rar a data, o Instituto Moreira Salles lan­ça a ideia de ins­ti­tuir umDia D - Dia Drummond -, que pas­sa a fazer par­te do calen­dá­rio cul­tu­ral do país. Assim como os irlan­de­ses (e hoje o mun­do intei­ro) fes­te­jam a vida do escri­tor James Joyce todos os anos no dia 16 de junho com o Bloomsday, os bra­si­lei­ros come­ça­rão a home­na­ge­ar um de seus mai­o­res poe­tas sem­pre no dia de seu nas­ci­men­to. O obje­ti­vo do IMS é pro­mo­ver e difun­dir a sua obra. Para isso, con­vi­da par­cei­ros e ami­gos para come­mo­rar a data, em todo o Brasil, a par­tir des­te ano.

img1

Com cura­do­ria de Eucanaã Ferraz e Flávio Moura, a pro­gra­ma­ção do IMS e tam­bém das ins­ti­tui­ções par­cei­ras estão dis­po­ní­veis no site www.diadrummond.com.br. O site tam­bém con­tém con­teú­do espe­ci­al, como o fil­me Consideração do poe­ma, pro­du­zi­do pelo IMS jus­ta­men­te para a data, no qual nomes impor­tan­tes da cul­tu­ra bra­si­lei­ra leem poe­mas de Carlos Drummond de Andrade, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Hatoum, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cícero, Paulo Henriques Brito, Chacal e Marília Pêra. Como a ideia pri­mor­di­al é envol­ver a mai­or quan­ti­da­de de pes­so­as na come­mo­ra­ção, o IMS tam­bém con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de anô­ni­mos admi­ra­do­res da obra do poe­ta, que podem envi­ar por e-mail seus pró­pri­os víde­os com lei­tu­ras de poe­mas. O mate­ri­al resul­ta­rá em um novo fil­me. Um ter­cei­ro vídeo tam­bém pro­du­zi­do pelo IMS está dis­po­ní­vel no site: No meio do cami­nho (2010) con­ta com 11 ver­sões em lín­gua estran­gei­ra do poe­ma mais conhe­ci­do de Drummond decla­ma­das por per­so­na­li­da­des das mais vari­a­das áre­as como David Arrigucci Jr., Matthew Shirts, Jean-Claude Bernardet e Heloisa Jahn.

Os fil­mes Consideração do poe­ma e No meio do cami­nho serão exi­bi­dos tam­bém no cen­tro cul­tu­ral do IMS-RJ e nas ins­ti­tui­ções par­cei­ras: esco­las, uni­ver­si­da­des, livra­ri­as, bares, museus, TVs, cen­tros cul­tu­rais. O IMS cri­ou ade­si­vos temá­ti­cos que serão dis­tri­buí­dos nos prin­ci­pais pon­tos cul­tu­rais.

Veja a pro­gra­ma­ção com­ple­ta e o site espe­ci­al cli­can­do aqui.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,