Carolina Maria de Jesus foi tema e protagonista de um documentário de 16 minutos realizado na Alemanha em 1971, mas impedido pelo regime militar de passar no Brasil por mostrar a miséria da favela do Canindé, onde morava a escritora. O IMS, que localizou e restaurou o filme, apresenta trechos e um depoimento de dois participantes: o fotógrafo Ricardo Stein e o roteirista e produtor Otto Engel.
Hora de descalçar as chuteiras
Esta Copa mostrou que o Brasil foi rebaixado para uma espécie de segunda divisão do futebol mundial. E tivemos algumas lições. Está na hora de a pátria se enxergar como uma república e descalçar as chuteiras do nacionalismo e do ufanismo. E nunca ficou tão claro o quanto boa parte da nossa imprensa esportiva, sobretudo a televisiva e radiofônica, trata seu público de modo paternalista e infantilizador.
Fritz Lang, o implacável
O CCBB de São Paulo exibe até 24 de agosto retrospectiva completa da obra de Fritz Lang, com os 41 filmes que ele realizou na Alemanha e nos Estados Unidos – e a mesma mostra ocorrerá em Brasília e no Rio. O que unifica essa filmografia tão variada, que vai da saga mitológica à ficção científica, do policial ao faroeste, da aventura exótica ao drama moral, é uma visão sombria do mundo, fundada na convicção de que o mal está em toda parte.
O espólio de cada um
As cidades-sede da Copa se tornaram globais e subsumidas às regras do capital. O quadro é particularmente dramático no Rio de Janeiro, de onde sai a Fifa mas permanece o COI, e com ele uma política municipal na qual é impossível encontrar os traços de um plano de governo que não seja um projeto olímpico para 2016. A sensação cada vez mais presente aos moradores é a de que o Rio global é uma cidade estranha ao seu morador.
Catástrofe pedagógica
Enquanto a Alemanha apostou no planejamento e na preparação intensiva, o Brasil apostou no pensamento mágico, na manipulação dos sentimentos mais primários dos torcedores. Até quando vai durar essa crença de que a mera camisa amarela mete medo no adversário, de que entrar em campo com a mão no ombro do companheiro da frente, como uma fileira de prisioneiros, e gritar o hino com lágrimas nos olhos faz o time jogar melhor?
Pelas beiradas da Copa
Site francês La Blogothèque reúne artistas brasileiros em 14 videoclipes filmados em lugares pouco usuais. Entre os participantes estão a banda Metá Metá e a cantora Mallu Magalhães. Os vídeos fazem parte de um projeto que aproveita o gancho da Copa do Mundo para apresentar um pouco da música feita aqui hoje.
Anatomia do choro
De repente, mais do que diante de um astro milionário do futebol mundial ou de um frequentador das páginas da revista Caras, nos vimos diante de um menino que teve quebrado seu melhor e único brinquedo, de um jovem que se viu espoliado de seu grande momento de brilhar e encantar o planeta. É como se projetássemos no choro de Neymar todas as injustiças, todos os sonhos frustrados, os projetos abortados, a vida que poderia ter sido e que não foi.
Literatura, sexo e crime num filme francês
O amor é um crime perfeito, dos irmãos Arnaud e Jean-Marie Larrieu, justifica a frase de Godard de que, para se fazer um bom filme, basta uma arma e uma mulher bonita. Talvez este não seja propriamente um bom filme, mas é uma interessante atualização da combinação entre literatura, erotismo e crime que caracteriza uma prolífica vertente do cinema francês.
Os caminhos de Serra
Richard Serra explica, em documentário realizado pelo núcleo de vídeo do IMS, como realiza seus desenhos, porque mudou a configuração da casa do IMS-RJ para expô-los e ainda fala sobre Burle Marx, Lygia Clark e as curvas do Rio de Janeiro. O filme mostra os trabalhos da exposição e conta com imagens feitas por um drone.
Ame-o ou deixe-o
Participando de um festival literário na Bretanha, vi que, para os franceses, parece inadmissível um brasileiro não amar o Brasil, o que não deixa de ser uma forma de paternalismo. Um escritor, indignado comigo, associava o país a uma namorada. Pelo menos, foi divertidíssimo o diálogo entre o quadrinista autor de O árabe do futuro e o ex-correspondente do Libération no Oriente Médio.
