Paranoia sem mistificação – quatro perguntas sobre Roberto Piva

Quatro perguntas

11.08.11

Iconoclasta e socialmente inadequado, o paulistano Roberto Piva marcou a poesia brasileira. Morto em 2010, aos 72 anos, deixou como legado, em livros como Paranóia e Coxas, uma literatura vibrante que é também retrato de uma época em São Paulo, entremeada por experimentações linguísticas e influenciada pelo que ele chamava de “vida experimental”. Os Dentes da Memória – Piva, Willer, Franceschi, Bicelli e uma trajetória paulista de poesia (Azougue Editorial, 256 páginas, 38,90 reais), escrito pelas jornalistas Renata D’Elia e Camila Hungria, reconstrói a vida do poeta e dos seus companheiros de lida Claudio Willer, Antonio Fernando de Franceschi e Roberto Bicelli. Em 40 entrevistados que se intercalam, são esmiuçadas as influências, o processo criativo e o indissociável modus vivendi do quarteto para com sua obra literária, sobretudo a de Piva. Renata D’Elia, uma das autoras do livro, respondeu a quatro perguntas do blog do IMS. Confira abaixo.

O poeta Roberto Piva (foto de Renata D’Elia)

Roberto Piva dizia que só acreditava em poesia experimental vinda de quem tinha uma vida experimental. Depois de estudar a vida do poeta tão a fundo e elaborar um livro que refaz os principais fatos da trajetória de Piva, como você definiria essa tal “vida experimental”?

Essa era uma provocação bastante coerente do Piva contra quem dizia fazer poesia experimental, mas vivia “pensando a linguagem” de uma forma desidratada, de palavra pela palavra, sem vínculo com a vida.  A principal reivindicação do Piva e de sua turma é a não separação entre poesia e vida. Essa vida foi experimental e desregrada em vários sentidos. O Piva era um homossexual avesso a rótulos. Era absolutamente erudito e voltado a uma tradição de romantismo, misticismo e rebelião pouco explorada pela maioria dos poetas brasileiros. Usou drogas psicodélicas, bebeu, se meteu em brigas pelo basfond paulistano, foi pioneiro na organização de concertos de rock de São Paulo e teve experiências místicas. A poesia do Piva dialoga com a Beat Generation, com o surrealismo, com o romantismo, porque ele viveu tudo isso à sua maneira, e não apenas porque acumulou uma biblioteca a respeito.

Os poetas Claudio Willer, Antonio Fernando de Franceschi e Roberto Bicelli foram, digamos, parceiros de Piva nas experimentações estéticas e companheiros no cotidiano. Em que medida cada um deles contribuiu para a poesia de Piva? Ou os quatro preservaram um traço autoral independente da convivência intrincada?

O papel de Willer, Franceschi e Bicelli vai além da condição de “parceiros”. Há uma enorme troca de vivências, de referências, de leituras e de visão de mundo entre eles, desde que se conheceram. São todos amigos, mas também personagens auto-centrados, as personalidades e as vozes poéticas são muito fortes e autorais. O intercâmbio é mais visível entre as obras de Piva e Willer, onde há maior presença de imagens poéticas, algumas associações livres, o tratamento dado ao erotismo e ao misticismo, embora o Willer se dedique à prosa poética, o que resulta completamente diferente da escrita do Piva. Franceschi estreou em livro em 1985, há poucos ecos da Beat e do surrealismo em sua obra, mas é um poeta mais hermético, que vai dialogar diretamente com as tradições gregas, tratando também de temas como erotismo e misticismo com um vulto intelectual que pouco se vê no Brasil. E o Bicelli é o mais oswaldiano deles, ele sim um pouco mais cronista e narrativo, que trabalha muito bem a massa sonora dos poemas com picardia e humor de recorte italiano.

Livros como Paranóia, lançado em 1963, e Coxas, de 1979, marcaram época e serviram para retratar a São Paulo de suas épocas. Piva era sobretudo um cronista paulistano?

O Piva não é apenas um retrato da São Paulo de sua época.  Seu primeiro livro faz um exercício efetivamente paranoico: ele parte de um ponto existente – uma estátua de Álvares de Azevedo, a Praça da República, um mictório público, entre outros – e enxerga um delírio, uma alucinação, uma cidade ao mesmo tempo sombria e sublime, que inegavelmente se projetou no futuro.  Já no Coxas, os cenários urbanos servem para que ele estabeleça sua própria tribo marginal e se aventure eroticamente com seus garotos periféricos. Há um ideal de amor greco-romano ali. Você pode ver um filme como Satyricon, de Fellini (com base na obra de Petrônio), e enxergar os poemas do Coxas perfeitamente. São Paulo aqui é uma Roma onírica, não é Rio de Janeiro do João do Rio, pra citar o trabalho de um belo cronista, que o Piva gostava.

Os Dentes da Memória surgiu inicialmente como um projeto acadêmico. Houve alterações do projeto inicial para ser adaptado ao livro agora lançado ou a idéia permanece a inicialmente planejada?

Sim, este foi um trabalho de conclusão de curso em jornalismo realizado em 2008. 90% do texto original está lá, mas entre 2009 e 2010 ele ganhou algumas entrevistas complementares e toda a pesquisa iconográfica: fotos, manifestos, manuscritos, recortes de jornal, artigos do Piva e do Willer para periódicos underground como o jornal Artes e a Revista Rolling Stone brasileira dos anos 1970. É natural que agora todo mundo se empolgue e comece a abrir os baús, publicando uma raridade ou outra pela internet afora, mas apesar das pessoas que colaboraram, não foi uma pesquisa fácil e quase ninguém foi “entregando o ouro” pra nossa publicação. Devido à doença e morte do Piva em 2010, acrescentamos um capítulo final com a nossa visão sobre aquilo tudo que passou. A coletânea poética — que já existia no TCC — foi ampliada, ganhando inéditos e raros.

, , , ,