- Aaron Cutler e Mariana Shellard
Brasil em tempo de cinema
- Adriana Armony
Antes que cheguem os homens
Vamos chamá-la de Maria
- Aldir Blanc
A Tijuca Profunda
Cada caso é um caso
Contra a urucubaca e o escárnio
Em matéria de monstro
Fala besteirinha!
Hostes cruzmaltinas
Ilusões perdidas
Não ganharemos a Copa em casa
O mestre-sala dos ares
O mito da Zona Sul
Valium 10, o futebol
Ver ou não ver, eis a questão
- Alexandre Dias
Ernesto Nazareth - Querido por todos (parte 1): nas salas de concerto
Ernesto Nazareth - Querido por todos (parte 2): para além das rodas de choro
Ernesto Nazareth - Querido por todos (parte 3): no imaginário musical
Ernesto Nazareth: documentários nazarethianos e vídeos históricos
Mehmari nazarethiando, Nazareth mehmariando
O laço de Nazareth
Os maxixes no exterior (parte I): o caso de La Mattchiche
Um maxixe nos Estados Unidos - A incrível história de "Dengoso" (parte I)
Um maxixe nos Estados Unidos - A incrível história de "Dengoso" (parte II)
Um maxixe nos Estados Unidos - A incrível história de "Dengoso" (parte III)
- Alexandre Matias
A ridícula ascensão do "Gangnam Style"
A tempestade de Bob Dylan
Newsroom: vida inteligente na televisão
- Alexandre Matias e Heloisa Lupinacci
A tricoteira paulista
Como Kubrick dirigiu os filmes da chegada do homem à Lua
Gripes e gafes: Nora Ephron (1941-2012)
Minnesota Nice e o cinismo alto astral dos irmãos Coen
O novo rap brasileiro (parte 1)
O novo rap brasileiro (parte 2)
O presidente dos EUA na TV
Parecer e aparecer
Ray Bradbury (1920-2012)
Sensibilidade muscular: o cinema de Tony Scott
Sónar à brasileira
Vampiros, zumbis e canibais
- Alexandre Rodrigues
Breaking Bad, dez anos
The Dude sobrevive
Crime verdadeiro
Distopias duradouras
História de uma geração corrompida
No alto da colina, dentro dos homens
- Alexandre Vidal Porto
Cloro
- Alfredo Ribeiro
A estrofe perdida
Aquarela do Brasil punk
Curiosidades do acervo
O futuro como ele era
O que as retrospectivas não mostram
Sobre os caracóis do Avellar
Tragédia não anunciada
Zingg, Andrew Zingg
- Alice Sant’Anna
Espalhar Clarice - quatro perguntas a Benjamin Moser
O baú de Hemingway
O novo voo literário de John Freeman
Perder a estação
Tudo é impermanente - quatro perguntas a Richard McGuire
Z de Zuca
- Alvaro Costa e Silva
A escritora que podia ter sido
Meu padrinho Nelson
O mais lembrado dos autores esquecidos
Pueblo, a la carga
Rebolando na caixinha de fósforos
- Ana Carolina
Sob a condição feminina e sob a condição de fazedora de filmes
- Ana Cândida de Avelar
Antonio Bandeira, Cais noturno
- Ana Guadalupe
Preocupações e outros poemas
- Ana Luisa Martins
O índio do Corcovado
- Ana Luiza Nobre
A carta de Moholy-Nagy
Brasil: modernidade sem crítica na Bienal de Veneza
Lelé: condição-limite
Oscar Niemeyer: como se fosse fácil
Serra: desenho-espaço
- Ana Maria Gonçalves
Quem é Josenildo?
- Ana Paula Maia
Enterre seus mortos
- Ana Vilela
O exílio de uma menina morta
- Anaïs Fléchet
C'est la danse nouvelle, Mademoiselle!
- André Conti
Abba! Adonai!
Chega de carro sem airbag, velhinho
Emergências quelônicas
Eu me sinto em casa aí
Hullo old chaps
Marx e o moletom vermelho
Nonada
Parasitas do afeto humano
Pingue-pongue predial
Proust, Mario Bros e o Sr. Gallimard
Que época pra se viver, diz aí
Todo poder aos sovietes
- André Corrêa do Lago
Resposta à crítica sobre o Brasil na Bienal de Veneza
- André Dick
Pignatari: temperamental e múltiplo
- André Kangussu
Mi voz soy yo
Um disco que não existiu
- André Laurentino
London's Burning - um escritor pernambucano assiste ao casamento real
- André Sant'Anna
O indivíduo mais importante que existe
- André de Leones
DeLillo e a qualidade narrativa do dinheiro
Eufrates
Mapa da dor
Um céu tomado por corpos
- Angélica Freitas
International Pen Friends
Performances perfeitas
Talvez a palavra útero incomode
- Antônio Xerxenesky
A cinefilia segundo Drummond
A covardia veste azul e laranja
A performance em xeque
A tarefa de escrever sem ingenuidade - quatro perguntas a Lars Iyer
Aceitar imagens - quatro perguntas a Michael Wesely
Adaptando a confusão
Alegorias da desesperança
Amor,
Aventuras desmemoriadas
Beleza não pragmática
Coetzee e Foster Wallace: acadêmicos sem fraque
Crença cega no próprio ofício
David Foster Wallace e LCD Soundsystem - por Antônio Xerxenesky
Do que não falamos quando falamos de crítica - por Antônio Xerxenesky
Escrever sem escrever - quatro perguntas a Mario Bellatin
Faces de Oppenheimer
Fantasma na máquina
Fernando, o classicista
Ficção inteligente versus mercado
Fotografando o novo IMS
Graça ocasional
Horror onírico
Jornalismo aos nove anos
Julgar a biografia pelo título
Mecanismos internos
Necessários e inviáveis
Notas perdidas sobre o estado das literaturas nas Américas
O assassino político
O colecionador de epígrafes
O futuro nada previsível de Julio Cortázar
O varal de Ian Curtis
Por um Brasil mais russo
Primeiras incursões
Privações produtivas
Quatro cabeças autolimpantes
Sem muito a dizer
Simulador de Robert Walser
Sobreviver ao Sónar
Super Piano Bros
Thomas Bernhard: repetição e aniquilação
Um animal grotesco
Veneno sensório
- Armando Freitas Filho
A moça na máquina de escrever
A mão inteira da escrita
C.D. Atlântico - poema inédito de Armando Freitas Filho
Cartão-postal de sempre
Casquete de lã - Por Armando Freitas Filho
O inferno são os outros
O tempo em câmera lenta
Preciso ou não arrumar minha mesa?
Sem tempo de devaneio
Só existe sucessão monárquica para os poetas?
- Arthur Dapieve
A guerra para acabar com todas as fantasias
Causos em meio ao caos
Exílio em Laranjeiras
Fragmentos do luto
Labaredas da carne
Memórias flutuantes
Mundo musical paralelo
O futebol como recreio
O lugar de Luan
Os instintos mais primitivos
Palavras das caravelas
Pânico em aeroporto
Sabedoria pedestre
Saudosa cabocla
Síndrome de aeroporto
Uma Aida intimista
Xingar o juiz é o mínimo
- Barbara Rangel
Por que o leão ruge
Tema: decadência humana
- Beatriz Resende
Ele voltou; mas como?
- Bernardo Carvalho
A lei do mercado
A mesma água que mata a sede é a que afoga
A neve é um casaco esplêndido e quente
A violência reduzida a espasmo
Abrir os olhos no escuro
Ame-o ou deixe-o
Amizade
Antropologia de si
Arquitetura imaterial
Bonde 51
Cinema das causas perdidas
Confissões de um autor paranoico
Contra o leitor
Cães
Defesa da literatura
Desmancha-prazeres
Deus não sabe rir de si
Distopia da distopia
Diálogo com taxista parisiense - por Bernardo Carvalho
Domesticação da literatura
Dramaturgia do invisível
"Ele é de esquerda?"
Encontro com um editor de direita
Epitáfio
Europa
Filmar o êxtase
Fim
Guerrilha de ideias
Intercâmbio cultural
Janaína é uma bola
Livros de colorir
Margem de imprecisão
Melancolia da falta de respostas
Militância
Moralismo automatizado
Negacionistas
Neopopulismo
No lugar do outro
No vestiário
“Não corrijo, se arranje”
O Brasil acabou?
O espectador furioso
O livro das contradições
O ovo da serpente
O romance da arte
Os bardos da hora
Os mortos-vivos
Oscilação da luz
Outra vez, o excesso
Palácio de Lágrimas
Passeios sem Robert Walser
Pelo sim, pelo não
“Pra que cantar canções que nunca vão te ouvir?”
Preto não entra
Propaganda
Pulsão de morte
Qual é o problema?
Realismo e desejo
Retrocesso
Rio-São Paulo
Sexo, religião e política
Sons inexistentes
Só pra saber
Terceira parábola
Topografia da imaginação
Transgressão e visibilidade
Um homem se retira
Uma aventura no Xingu
Uma criança grande demais
Vaia ecumênica
Ver o horror
Visibilidade
Vício e virtude
- Bernardo Oliveira
Rastros dos trópicos
- Bia Abramo
Exercitando a liberdade de ser
- Bia Paes Leme
Homenagem a Luiz Paulo Horta
Pixinguinha por Pixinguinha
- Bob Wolfenson
O porto seguro de Otto
- Bolívar Torres
Lima Crispim, João Barreto
- Bolívar Torres & Rafael Monte
O poeta-gentleman e os galhofeiros
- Bruna Beber
Evitar se atropelar
Muito prazer, Bruna
Pássaro bonbon
- Bruno Magalhães
Imagens eternizadas
- Bruno Mattos
A impossibilidade de se falar sobre Auschwitz
Reina Sofia, o último circuito ideológico
- Caco Ishak
Em nome da filha
- Camila von Holdefer
A assim chamada realidade
A reprodução da gritaria
Algo tão irrelevante quanto a realidade
Atividade organizada
Certa dose de fingimento
Coletores de informação
Contar uma boa história
Elogio de Sabbath
Mulheres, sem espanto ou desdém
O poder da desobediência
O valor do riso
Para compreender o riso
Quando tudo desmorona
- Carla Guagliardi
Como des-cobrir poemas
- Carla Rodrigues
#primaveradasmulheres
2018 e suas memórias
A Rocinha nunca foi só a Rocinha
A Rose, muito obrigada
"A barbárie se tivermos sorte"
A crise das jornalistas
A desconstrução na e da política
A força de quem não tem nada a perder
A guerra no Rio que tem rosto de mulher
A morte e a morte da esperança equilibrista
A morte e a morte de Tintim
A quem o preconceito mata
A responsabilidade das mulheres
A tal da governabilidade
A uberização da vida
Ainda está pouco
Amor e política em tempos difíceis
Ao passado, ao trabalho
Até que enfim não vai ter Copa
Brasil, capital Paris
Butler e a violência ética: de quem é a vida afinal?
Compra-se um novo passado
Comum, errante e alegre
Contradições do aborto como crime contra a vida
Corpos em resistência e aliança
Crônica de um verão crônico
Desafios de pensar sobre as obrigações da maternidade
Dilma, vírgula
Do medo ao pânico moral, da segurança ao desamparo
Do ruído ao silêncio
Duas vezes Agamben: preferia não
Duas vezes Judith Butler no Brasil
Em Girls: a voz e o vazio da geração perdida
Enlutar-se, fazer luta do luto
Era Hilda Hilst feminista?
Estas águas, este país
Está dada a "partidA" para um referente vazio
Feminismo radical, justiças históricas e injustiças particulares
Garotas, substantivo plural
Luto e barbárie
Maracanazo, as elipses e a morte
Menos quem não é
Micropolíticas feministas
Mulheres, da planície ao planalto
Nada é simples
Novas razões para comemorar o Dia Internacional da Mulher
Nós, os americanos
Nós, pessoas em silêncio
O (cis)gênero não existe
O corpo das mulheres como campo de batalha
O espólio de cada um
O estatuto dos favelados cariocas
O golpe dos sonhos
O meio ainda é a mensagem
O mundo se divide…
O que as palavras dizem das coisas
O que as urnas dizem das ruas, o que as ruas dizem das urnas
O sujeito da hashtag #sqn
O tempo do luto é outro
O tudo e o todo na filosofia hoje
Os limites dos poderes
Parem, simplesmente parem
Posições sobre a forma partida
Profissão, professor, profanação
Quando as palavras mudam
Quatro crises por uma
Quem conta a guerra são as mulheres
Questão de classe
Receber e reconhecer Judith Butler no Brasil
Romance de desformação
Saturação nossa de cada dia
Sempre teremos Paris
Sobre a plasticidade do machismo na cultura brasileira
Sobre aquilo que não sabemos falar
Sobre sexo, livros e morte
Todo mundo mente
Trabalho de luto
Tédio e submissão no livro de Houellebecq
Uber, primo do Airbnb, neto do Napster
Um estado que já nasceu doente
Uma senhora pornográfica, e por que não?
Vida longa ao espírito revolucionário
Viva o feminismo agonístico
Você tem medo de quê?
- Carlos Augusto Calil
Filmes irmãos
- Carlos Henrique Schroeder
Literatura em vídeo
Um guia do melhor da web literária
- Carlos Sandroni
Luiz e Januário, de filho para pai
- Carola Saavedra
O abraço
- Carolina Casarin
Molière, o corpo do figurino
- Caroline Menezes
As reverberações da arte pós-Duchamp
- Cecília Himmelseher
A tradução do indizível
Folia do jeito que ela queria
O Otto criado por Nelson Rodrigues
Otto Lara Resende e o exercício de reescrever
Pérolas dos alunos de Otto
- Chacal
Bruna Bruna,
Bruna querida bruna,
Bruna querida,
- Chico Mattoso
Desvarios no metrô
Fim dos tempos: o salgadinho de estrogonofe
Groupie meteorológica
Linda como um neném
Porto Alegre anabolizada
Uma pessoa esplêndida não está mais aqui
Uma versão desidratada da vida
Vida estrangeira
- Christian Schwartz
A senhora é afro-americana?
Intimidade entre traço e desejo
- Claudia Lage
O corpo interminável
- Cristiano Mascaro
O estúdio de Millôr
- Cristina Lasaitis
Aos vencedores, as batatas transgênicas
Ressaca semiótica
À imagem e semelhança de Cthulhu
- Cristovão Tezza
A vida imóvel
- Cídio Martins
A cidade que era uma vila
Paraty: cidade tomada
- DW Ribatski
Essa semana foi turbulenta
O senhor se encontra num péssimo momento
Para que algo exista, deve ser determinável no tempo
- Daniel Galera
Cachorrão brabo
Cápsulas do tempo
Deus, política e óculos escuros
Fernanda merece desculpas
Lost in translation
Mad Max, Duro de Matar e outros filmaços
Meu patrício, aí tens o mate!
Minúsculas imitações da morte
O mundo que se adapte
Onde vivem os Dinobots
Teu protagonista não convence: refaça
Universo paralelo
- Daniel Pellizzari
Game of Thrones: os sete reinos da incerteza
Bom Fim, sem fim
Cinco notas sobre a franqueza
Diário do Forte de Papelão
Esboço da artista enquanto musa da Geração Y
Histórias sem fim
Instantâneos da mente
Obscuros de estimação
Sim, os mortos são uma gentinha
Sororidad
Só falta o cheiro
Vitória do conto, por nocaute
- Daniela Lima
Discurso infinito: uma visita ao universo plástico da loucura
Os voos de Maura
- Daniela Thomas
A egípcia de cabelo roxo - Daniela Thomas posa para Steinberg
O que me interessa
- Davi Arrigucci Jr.
Duas figuras
- Diego Grando
Spoilers
- Débora Ferraz
Negativo
- Edmund White
Eu aceito, eu aceito!
- Eduardo Ades
Crônica da demolição
- Eduardo Climachauska
O melhor amigo do
- Eduardo Escorel
Galhos secos e inteligência vigorosa
Ulisses: efeito terapêutico - por Eduardo Escorel
- Elizama Almeida
A família no 'papelório' de Drummond
Ana Cristina Cesar lê Clarice
As palavras da menina Ana C.
Bom dia para lembrar Otto Lara Resende
Editora Ana C.
Labirintos de Kafka e Amilcar de Castro
Lygia Fagundes Telles indicada ao Nobel
Poesia marginal: Palavra e livro
Quem foi Mineirinho: bastidores de uma crônica
- Elizama Almeida e Laura Klemz
A causa comum da alegria
- Elvia Bezerra
1932: Uma página de diário
Andante con amore: 90 anos de Lygia Fagundes Telles
Diário da Tarde: o volume involuntário (I)
Diário da Tarde: o volume involuntário (II)
Grande sertão: veredas sessentão
Pop Shakespeare
Quarto de despejo: "flor incrível e pura"
A Casa do IMS na Flip 2014
A Nise da Silveira que eu conheci
A verdade inelutável das azeitonas
Bom mesmo é vadiar
Cala-se a soft voice de Joan Mendes Campos
Dez anos sem Rachel de Queiroz
Dois mini livros da biblioteca de Drummond
Dos cadernos de Paulo Mendes Campos
Drummond: o "querido capanga"
Estrela da manhã, o diamante da biblioteca de Drummond
Francisco Iglésias: 90 anos
Férias com babushkas ou baboulinkas
Graciliano Ramos e Nise da Silveira em Memórias do cárcere
Graciliano Ramos sob o olhar de Rachel de Queiroz
Jabuticabas (ou joias?) de Haruo Ohara
Luiz Gonzaga dormiu lá em casa
Manuel Bandeira: a vida inteira
Manuel Bandeira: o legado maior
Manuel Bandeira: poema e oração
Natal em poesia: sinos, silêncio e solidão
O soneto de Vinicius e Paulo Mendes Campos
Otto Lara Resende e Drummond: dois amigos e um abraço
Otto na cabeça
Quem te viu, que te vê!
Sabadoyle: o último salão literário
Salvando os originais de Angústia
Um arquivo descoberto
Um para o outro
Um terno para dois: Otto Lara Resende e Millôr Fernandes
"Venha, Paulo, largue o emprego, mate a mulher"
Vinicius na espreita
- Elvia Bezerra e Julia Menezes
Garrincha: o Rimbaud do futebol
- Elvia Bezerra e Lyza Brasil
Claro enigma em discussão no Clube de Leitura
- Elvia Bezerra e Paulo Mendes Campos
O laboratório do cronista
- Elvia Bezerra, Julia Menezes e Laura Klemz
Quarto de despejo: a peça
- Equipe IMS
Fotolivros latino-americanos em São Paulo
Medianoche Mediodía, Ana Cristina Cesar em espanhol
Modernidades em Madri
A Flip de Millôr
A História por trás das músicas, da modinha à lambada - Quatro perguntas a Tinhorão
A Hora de Clarice: Outra hora da estrela
A Passeata dos Cem Mil de junho de 1968
A arte contemporânea de "Lugar nenhum"
A arte negra de Wilson Moreira e Nei Lopes - 30 anos
A borboleta de Rubem
A cadela Baleia, poetas e Daniel Galera no terceiro dia
A desordem das gerações - quatro perguntas a Alejandro Zambra
A diferença entre documentário e ficção é ética: conversa com Jorge Furtado
A experiência radical do mundo - Quatro perguntas a Rodrigo Naves
A final da Copa de 1950 e outras imagens de futebol
A foto em foco
A herança de Steinberg - quatro perguntas para Laerte
A história do Animal - quatro perguntas para Pedro Aragão
A hora da vergonha - quatro perguntas para Yves de La Taille
A inspiração brasileira de Darius Milhaud
A liberdade de Luigi Ghirri
A militância pela barbárie - quatro perguntas para Eugênio Bucci
A música que ferve nas ruas - Quatro perguntas a Paulo Aragão sobre O boi no telhado
A obra mestiça de Nazareth - quatro perguntas para André Mehmari
A poesia no palco - quatro perguntas para Antonio Cicero
A poesia viva - quatro perguntas a Francisco Alvim
A química dos físicos
A trégua: entrevista com Ferreira Gullar
A vida imperial
A vocação de madre Maria Teresa - quatro perguntas a Frei Betto
Abstrações de Haruo
Acervo de Drummond no IMS
Acreditar no samba - Quatro perguntas a Marcos Alvito
Agrippino, Conrad e samba na abertura da casa
Alice Brill (1920-2013)
Amazônia, pátria das águas
Ana 60 Cesar
Ana C. além da poesia
Analistas e pacientes: quatro perguntas para Armando Freitas Filho e Maria Rita Kehl
André Stolarski e o IMS
Anotações próprias e impróprias do caderno de notas de Geraldo Sarno
Anri Sala no Rio
Antonio Candido (1918-2017)
Antonio Candido e Shakespeare
Antonio Cicero e as cartas de Rilke
Ao sol da prosa brasiliana
Aqui em breve: saiba mais sobre o projeto da nova sede do IMS
Araújo Porto-Alegre: singular & plural
Arquitetura de ruas e sonhos
"Arte moderna e fotografia": palestra de Jean-François Chevrier no IMS-RJ
As belas metáforas de Lêdo Ivo
As diversas linguagens de William Kentridge
As faces de Fayga
As imagens de Chico Albuquerque
As músicas que Nazareth não compôs
As palavras de Clarice - quatro perguntas para Roberto Corrêa dos Santos
As várias caligrafias de Quintana
Assim canta o sabiá - 100 anos de Rubem Braga
Assista ao show "Pixinguinha - Inéditas e redescobertas" na íntegra
Assista ao show de Joyce Moreno em homenagem a Sidney Miller
Atenção aos detalhes divinos - quatro perguntas a Jorio Dauster
Autorretratos fotográficos
Bastidores da notícia
Bate-papo: Erico Verissimo e Incidente em Antares
Boal e o "milagre brasileiro"
Brasil, junho de 2013
Brasiliana Iconográfica
Briony Fer sobre Tacita Dean
Busca no Acervo de Fotografia
Cadernos de Literatura Brasileira disponíveis online
Carlos Lyra canta "Pobre menina rica"
Carlos, João e o Homem Comum
Carnaval de Pixinguinha
Caro amigo
Carolina Maria de Jesus e a favela
Carolina é 100
Carrancas no Rio
Casa do IMS na Flip: programação
Cicero lê Drummond
Cida Moreira à francesa
Cinema e Ciência no IMS
Cinema e matemática
Clarice entre os melhores do New York Times
Claudia Andujar: no lugar do outro
Claun: os dias aventurosos de Ayana
Clube de Leitura do IMS completa um ano
Com e sem óculos escuros
Combinando sons e histórias - quatro perguntas para Carlos Sandroni
Comida, diversão e arte
Como trocar o livro de Millôr
Comunicar o incomum
Conferência de Balazs Gardi no lançamento da Zum #2
Conferência de Ricardo Piglia
Conferência de Sam Stourdzé, curador da mostra Tutto Fellini
Conhecer outras vidas - quatro perguntas a Emmanuel Carrère
Consideração do poema: leituras de Drummond
Construindo uma ideia do Rio de Janeiro
Conversas na galeria
Conversas na galeria: Ana Luiza Nobre
Conversas na galeria: Antonio Edmilson Rodrigues
Conversas na galeria: Antonio Fatorelli sobre William Eggleston
Conversas na galeria: Felipe Scovino
Conversas na galeria: João Masao Kamita
Conversas na galeria: Luciano Migliaccio
Conversas na galeria: Mauro Restiffe
Conversas na galeria: Nelson Brissac Peixoto sobre Eggleston
Conversas na galeria: Ronaldo Brito
Conversas na galeria: Sergio Burgi
Coreia, 1951
Cursos e oficinas do IMS Paulista
David Drew Zingg
David Perlov: a paixão do cotidiano
De Jesus a Nietzsche, só os desajustados fizeram história - quatro perguntas a Edgardo Cozarinsky
De rei ou de pirata ou jardineira
Debate do Dia D com Eucanaã Ferraz, Ferreira Gullar e Ivan Marques
Debate sobre Brasil: um relato de tortura
Debate sobre a importância da obra de Saul Steinberg
Debate sobre a importância da obra de Saul Steinberg II
"Democracia de baixa intensidade militariza gestão social" - quatro perguntas para Paulo Arantes
Desarticulações - Regina Braga lê Sylvia Molloy
Desenhar como um escultor
Destinos do lulismo - José Arthur Giannotti e André Singer
Dia D - Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade
Dia D estátua
Dia D: celebre a obra de Drummond
Dia de Drummond - Giulia Gam e Paulo José leem poemas
Dia de chuva, Machado e Pixinguinha
Dia de domingo - Entrevista inédita com Reynaldo Jardim
Divergências à parte
Dizer o indizível: um debate sobre Shoah
Documentário: Saul Steinberg - As aventuras da linha
Drummond relançado - quatro perguntas a Leandro Sarmatz
Edu Lobo e "O grande circo místico"
Eduardo Portella inédito
Elisa Lispector revisitada: entrevista com Nádia Battella Gotlib
Elizeth Cardoso
Elke, segundo Zingg
Em 1964: 50 anos do golpe
Em 1964: arte e cultura no ano do golpe
Em cartaz nas ruas do país
Empório IMS
Emygdio de Barros e Almir Mavignier: correspondência
Encontro em Brasília
Entrada principal para o cinema em NY - quatro perguntas a Anelisa Garfunkel
Entre Orson Welles e a cultura pop - quatro perguntas para Antônio Xerxenesky
Entre cantos e chibatas - conversa com Lilia Schwarcz
Escute a discografia completa de Ernesto Nazareth
Esquerda, direita e outras vias - Marcos Nobre e Luiz Felipe Pondé
Estrangeiro - quatro perguntas para Bernardo Carvalho
"Evocação do Recife", uma leitura
Exposição "William Kentridge: Fortuna" bate recorde de público
Exposição Extremos: galeria de imagens
Face andina: fotografias de Martín Chambi
Facetas de Fellini - quatro perguntas a José Carlos Avellar
Fazer, fazer, fazer - entrevista com Raduan Nassar
Fellini, editor da Vogue
Ferreira Gullar lê 'Poema sujo'
Ferrez e Andujar no Prêmio Jabuti
Ferrez em gigapixel
Festival Varilux no IMS
Festival do Rio 2015 no IMS
Festival piauí Globonews de Jornalismo
Ficção sem teoria - quatro perguntas para Tatiana Salem Levy
Ficção, compadrio e as tias - Beatriz Resende e Alcir Pécora
Firme no Leme
Flieg, 90 anos
Forma breve - quatro perguntas a Ricardo Piglia
Fotografia e cinema
Fotografias de Haruo Ohara - comentário de Tizuka Yamasaki
Fotografias faladas
Fotolivros em 360º
Fotolivros em debate
Fotolivros latino-americanos
Fotos de Ferrez são vistas por 127 mil pessoas em Curitiba
Fragmentos de uma história sem fim - Quatro perguntas a Bernardo Kucinski
Francisco Iglésias: 90 anos - por Silviano Santiago e José Murilo de Carvalho
Fundo do baú do Millôr
Gautherot e os dias de trabalho
Gautherot volta a Paris
Geoff Dyer
Geraldo de Barros e a arte moderna através da fotografia
Golpe de vista - 1964 sob a perspectiva de Clarice e Otto
Graciliano Ramos
Haruo Ohara
Haruo Ohara e as lavouras do Paraná
Haruo Ohara na NHK
Haruo volta ao Japão
Heroísmo indie - quatro perguntas para Joca Reiners Terron
Hollywood e além
Homenagem a Nelson Cavaquinho - debate
Homenagem a Nelson Cavaquinho - show
Hora de Clarice
Hora de Clarice
Hora de Clarice: a paixão segundo G. H.
IMS apresenta novas aquisições do acervo na Paris Photo 2013
IMS ganha novo museu em São Paulo
IMS lança estudo sobre a obra de Clarice Lispector
IMS na FLIP 2015
IMS no Google Art Project
IMS no prêmio Il Cinema Ritrovato
IMS participa da 3ª Mostra São Paulo de Fotografia
Imaginação visual - quatro perguntas a Miguel Del Castillo
Instalação de referência
Interferências de Maureen Bisilliat
Inventar tudo - quatro perguntas a Richard Flanagan
Jards Macalé recria Jards Macalé
Kleber Mendonça Filho no IMS
Leblon, 4 de fevereiro de 1999
Legado do Avellar
Leituras no Paço
Lembrando Tom
Lições de Janet Malcolm - quatro perguntas a Otavio Frias Filho
"Lugar nenhum" e as relações entre pintura e fotografia
Luigi Ghirri. Pensar por imagens.
Machado por ele mesmo
Mais comodidade no IMS Rio
Manter-se independente - quatro perguntas a Bárbara Bulhosa
Martín Chambi
Maureen Bisilliat e Mário de Andrade
Memórias para além do cárcere - quatro perguntas para Cid Benjamin
Mergulho do IMS na Flip
Mesa-redonda na abertura da mostra Extremos
Mesa-redonda: Manuel Álvarez Bravo e Thomaz Farkas
Meus 80 anos - por Agnès Varda
Miele, diretamente do Beco das Garrafas
Millôr em som e imagem
Millôr est Charlie
Millôr, duas sílabas fortes
Millôr: uma errata
Modernidades sem retoques
Monarco
Morre o poeta Manuel Graña Etcheverry, genro de Drummond
Morte e vida da literatura
Mulheres
Nazareth 150 anos: contagem regressiva
Nazareth para dois pianos
Nazareth renovado
Nelson Cavaquinho, 100
Nilton Santos
"No meio do caminho"
Nostalgia e homenagem
Novo cinema antropológico
Novo prédio do IMS na Avenida Paulista
Não é mole, não
O Brasil visto por Landseer - quatro perguntas a Leslie Bethell
O Cristo Redentor
O IMS na Flip 2014
O Rio desenhado por Cássio Loredano
O Twitter é expressionista - quatro perguntas para Beatriz Sarlo
O caso Amarildo e a rotina dos desaparecimentos - quatro perguntas para Fábio Alves Araújo
O contágio literário - quatro perguntas a Lina Meruane
O documentário como possibilidade de conhecimento
O efeito bumerangue da repressão policial - quatro perguntas para Luiz Antonio Machado da Silva
O ensaio a partir da experiência pessoal - Quatro perguntas a Francisco Bosco
O fotógrafo e a máquina: workshop experimente uma câmera analógica!
O modernismo por Paulo Mendes de Almeida - quatro perguntas para Ana Luisa Martins
O mosaico de Carlos Sussekind - quatro perguntas a Heloisa Jahn
O mundo pelas lentes dos fotógrafos da Magnum
O olhar humanista de Alice Brill no IMS-SP
O perfeito cozinheiro das almas deste mundo - Oswald de Andrade
O primeiro momento
O que se vê, o que se ouve
O som da rebeldia
O sono contra a mercantilização - quatro perguntas a Jonathan Crary
O tempo da canção - quatro perguntas para Edu Lobo
O vídeo dos físicos
Objetos puros - conversa com José de Souza Martins
Obra na Paulista
Obras de Niemeyer pelo olhar de Marcel Gautherot
Oficina Literária Flip/serrote
Olmi e Guzmán em DVDs do IMS
"Opinião", 50 anos depois
Os artistas de Lugar nenhum
Os caminhos de Serra
Os dez mais de 2017
Os fotolivros do IMS
Os livros e autores decisivos de Calcanhotto, Scott e Lila
Os manuscritos de Clarice Lispector: alquimia da escrita
Os sambas de quadra de Mangueira, Portela e Império Serrano
Oswald de Andrade no IMS
Otto + Paulo = 180
Paginário de Ana C.
Palestra - Waltercio Caldas fala sobre seu ensaio visual Ficção nas coisas
Palestra de José Miguel Wisnik - Clarice Lispector
Palestra de William Kentridge sobre a exposição Fortuna
Paranoia sem mistificação - quatro perguntas sobre Roberto Piva
Paraty é a nossa Veneza
Paraty é uma festa - quatro perguntas a Miguel Conde
Paris-Japão
Patti lê Pessoa lendo Whitman
Paulo Gurgel Valente recorda sua mãe, Clarice Lispector
Paulo Mendes Campos: o cronista da solidão
Pedro Luís canta O bem-amado
Perdidas em algum lugar - quatro perguntas a Paulo Scott
Personagens incontornáveis
Pixinguinha em concerto
Pixinguinha por André Mehmari
Poemúsica
Poesia e utilidade em Niemeyer - Guilherme Wisnik e Pedro Fiori Arantes
Polêmica Noel Rosa x Wilson Batista, por Monarco e Nelson Sargento
Política, inteligência e violência
Por trás das imagens
Por trás de "Um passeio pelo Rio"
Por trás do ombro de Millôr
Programação do IMS recebe prêmio
Publicação do IMS recebe prêmio Benny de excelência gráfica
Quatro perguntas a Carlito Carvalhosa sobre a exposição William Kentridge: fortuna
Que claridade!
Realidade e desejo - quatro perguntas a Sérgio Sant'Anna
Recital Chiquinha Gonzaga - lançamento do acervo digital
Recordações de literatura e de vida
Recursos para pessoas com deficiência visual
Relembrando Roberto Ventura
Repensar o mercado editorial - quatro perguntas a Luciana Villas-Boas
Restauração do painel de Burle Marx no Instituto Moreira Salles
Retomar as cidades - quatro perguntas para Janice Caiafa
Retrato em branco e preto - conversa com Sérgio Augusto
Retrato falado
Richard Serra e a casa
Rio real e imaginário
Robert Wilson no IMS-RJ - Diário de montagem
Robert Wilson segundo Rodrigo Naves
Roberto Silva canta Descendo o morro
Rodrigo Naves e Lorenzo Mammì comentam Luigi Ghirri
Rubião é 100
Ruy Guerra e dois filmes em portunhol - por Eduardo Ades
Rádio Batuta em Paraty
Sala: criação doméstica
Salve 2015!
Salve 2015! (2)
Se eu fosse eu
Se um de nós dois morrer - quatro perguntas a Paulo Roberto Pires
Seguindo em frente rumo ao sul
Sem lenço, sem documento
Serrotona e serrotinha
Shakespeare na Batuta
Shakespeare, cinema e leituras
"Shoah" em debate: Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel e João Moreira Salles
Show "Acabou chorare" por Moraes Moreira
Show "João Bosco canta Galos de briga"
Show Pixinguinha na Pauta
Show de lançamento do site Ernesto Nazareth 150 anos
Simbiose do som
Sincopando o Cyro
Sobre Victor Heringer
São Paulo no olhar de Mauro Restiffe
Tacita Dean
Tacita Dean: a medida das coisas
Thomaz Farkas (1924-2011)
Tinhorão por Tinhorão
Tradição e tradução - quatro perguntas a Rubens Figueiredo
Traduzir Bishop - Quatro perguntas a Paulo Henriques Britto
Transparências de Richard Serra
"Tudo que eu faço é bom"
Turistas experientes navegando pela literatura brasileira
Um livro raro de Cecilia Meireles - Pequeno oratório de Santa Clara
Um mestre em cena - conversa com Jefferson Del Rios
Um mundo estranho e maravilhoso - quatro perguntas a Katrina Dodson
Um mundo flutuante - conversa com Madalena Hashimoto Cordaro
Um novo Opinião
Um olhar sobre O Cruzeiro
Uma festa para Ana C.
Uma noite com Lygia
Uma odisseia torta - quatro perguntas para Gustavo Piqueira
Uma tarde em espanhol
Uma tradução "pretensiosa" do Ulysses - quatro perguntas a Caetano Galindo
Vem aí a serrote #25
Vem aí em 2016
Vidas secas - conversa com Walnice Nogueira Galvão
Vinicius e Susana em Bolonha
Vinicius e as trilhas de novelas - quatro perguntas para Nelson Motta
Vinicius sem filtro
Visite Gautherot na MEP
Visões de Coppola
Vozes de Brasília - quatro perguntas a João Almino
Walther Moreira Salles, 100
Zona livre do Millôr
Zonas escuras, atos inexplicáveis - quatro perguntas a Daniel Galera
À maneira de Braga: Descarga, por Cecília Giannetti
À maneira de Braga: Manhã no apartamento, por Chico Mattoso
À maneira de Braga: O taxista de cabelo branco, por Antonio Prata
À maneira de Braga: Queria escrever, por Vanessa Barbara
Álgebra lírica: inéditos e manuscritos de Euclides da Cunha
- Ernst van den Boogaart
Frans Post, Vista sobre um vale
- Eucanaã Ferraz
A voz humana dos poemas
Nada além
Poesia marginal: no centro
Retrato do artista
Rimas para Susana
Ser aquilo com quem simpatizo
Você nunca ouviu Demetrio Stratos?
- Evandro Affonso Ferreira
Nunca mais outra vez noutra sombra
- Fabiana Ribeiro
Desafio do dia: incluir
- Fabio Frohwein
Poesia obscena no acervo Tinhorão
- Fabio Zimbres
Quase 50 anos desenhando do mesmo jeito
Se o espaço-tempo fosse um sorvete
Um dia não cabe num dia, um ano não cabe num ano
- Fabrício Corsaletti
As mães dos meus amigos
Camisa branca de linho
Espaço Angélica Freitas
Velhos poetas latinos
- Fausto Fawcett
Choques que geram beleza
Megaeventos de indignação social
Sentimentos distópicos
- Felipe Bragança
Cultura fragmentada, mapas e sobreposição de visualidades
- Felipe Scovino
A originalidade da cópia
Breve ensaio sobre a delicadeza
Diante do cansaço, um óasis
- Felipe Trotta
O samba inebriado de Paulinho
- Fernanda Montenegro
Millôr: Retrato 3×4
- Fernanda Pitta
Tarsila do Amaral, Academia n. 4, 1922
- Ferreira Gullar
Uma estética do assombro
- Flávio Moura
Ambição e nostalgia: Liberdade, de Jonathan Franzen
Modi maudit?
Redescobrir Pixinguinha
- Flávio Pinheiro
Na fome de leitura, o apreço à ciência
Tom em dois tempos
- Francesco Perrotta-Bosch
O risco de sacralizar o museu dessacralizado
Rio 2016: o dia seguinte
- Francisco Bosco
A comédia humana suburbana
- Fred Coelho
A voz de alguém nessa imensidão
- Frederico Coelho
Pra dizer adeus - Santuza Cambraia Naves (1952 - 2012)
- Frei Betto
Alceu, luz ao longo do túnel
- Fábio Rodrigues
A derrota da timidez
- Geraldo Carneiro
Millôr: Uma alegria para sempre
- Geraldo Sarno
A linguagem do cinema
- Graça Ramos
As escolhas esotéricas de Veneza
- Guilherme Bueno
Núcleo de expansão, de Iberê Camargo
- Guilherme Freitas
A arte de perguntar
Cony por inteiro
Leonard Cohen em estado de graça
Poesia para bagunçar a cabeça
'Sou um poeta e sei disso'
- Guilherme Wisnik
Casa Walther Moreira Salles
- Gustavo Beck
Primeiros encontros
- Gustavo Prado
Richard Serra e a brutalidade do progresso
Um Réquiem para Norman Mailer
- Hal Foster
No MoMA
- Heitor Ferraz Mello
O prazer do contista
- Helena Celestino
O silêncio do tam tam de Naná
- Helio Ponciano
Cruz e delícia para o coração
- Heloisa Espada
As experiências de Geraldo de Barros
Cidade-bandeira
Lugar nenhum
O gênio de Raphael
O processo e o belo
Verdadeira, só a arte concreta
- Ieda Marcondes
A doçura do irracional
Suspense gourmet
- Ignacio de Loyola Brandão
Madalena se foi antes do tempo
- Ilana Feldman
Paisagem na janela
- Inês Pedrosa
Vozes da literatura portuguesa
- Ismail Xavier
A água e os sonhos
- Ismar Tirelli Neto
Alguns dias violentos
- Joaquim Ferreira dos Santos
As bonitas que me desculpem
Grêmio Recreativo Desiludidos do Amor
O conhecimento dos corpos sem GPS
- Joca Reiners Terron
Informes do lado escuro
O começo do fim
Pazienza: derrota e niilismo
Ricardo Piglia: falsificações em cadeia
À sombra da montanha García Márquez
- Jorge Schwartz
Casal na rede
- José Augusto Ribeiro
Paisagem de Termenilo
- José Carlos Avellar
Hélio Oiticica, um filme em camadas
La Luna à luz da crítica
Mamma Roma: seis notas
A dificuldade de falar de Shoah
A falta que nos faz
A invenção do cinema brasileiro em debate
A natureza não-indiferente
A noiva de Godard e o noivo de Baleia
A pedrada de Sissako e o grunhido de Leigh
A real dimensão do pequeno, o pequeno alcance do muito grande
A sagração de Pina
Algo extraordinário
As duas expressões de Clint
As folhas de contatos e o fotojornalismo
Assim é Hollywood
Bertolucci à luz da lua
Cinquenta anos de Vidas
Coisas que esqueci mas que não me saem da cabeça
Como o céu desabou sobre a China
Cuidadosamente, para não entornar
Despedida
Dias de fogo
Duas (suaves) doçuras do Japão
Em janeiro de 1964
Esquecer para lembrar - por José Carlos Avellar
Estética da fome: 50 anos
F for Fake (ou for Film?)
Fora das grades
Hollywood, o gueto e o campo de trabalho
Inferno, purgatório, céu
Na estrada
New York, New York
No deserto do tempo: Patricio Guzmán e Nostalgia da luz
No reino das sombras
Nos olhos de Degas
Num táxi, no Rio de Janeiro
O aberto, o fechado e o enfermeiro de Cannes
O abraço de Nietzsche
O artista e seu modelo
O boxeador, um instante antes do nocaute
O casamento e outras cerimônias
O feijão e o filme
O feiticeiro: corpo e alma
O iogurte e a faca
O que devemos aos gregos
O tubarão no aquário
O vazio e a ponta preta: Chris Marker (1921 - 2012)
Os olhos de Eisenstein
Os olhos irreais de Rouch
Pickpocket
Queixas e reclamações
Retrato do artista quando jovem
Roma, conversa aberta
Ruy Guerra e quase memória
Schroeter: cinema e paixão
Sonhos e pesadelos
Tela, espelho, janela
Tião, amanhã
Três filmes entre a natureza e a natureza do cinema
Um criador brasileiro
Um filme de Fenyang
Vamos falar de sexo?
Wang Bing: a história pequena
- José Geraldo Couto
2016, entre sinistro e sublime
A lição contra a lição de moral
A noite da virada e a crise da comédia
Acima das nuvens, o mundo em movimento
Alice no país do Alzheimer
Amazônia ou A dramaturgia da fauna
Big Jato, Quintal e Tolstói
Bling ring, radiografia do vazio
Boi neon e o homem como animal sublime
Boyhood não coube no Oscar
Branco sai, preto fica – o filme do ano
Camille Claudel e a educação pela pedra
Caminho para o nada, janelas para o abismo
Campo de jogo - o futebol entre a poeira e o mito
Carol, A grande aposta e a insanidade americana
Chamada a cobrar e as fraturas de um país
Chatô, réu do Brasil
Cine drive-in, onde trafega o imaginário
Copacabana me engana
Cássia Eller: flor e espinho
De menor e a fábula de João e Maria
Dois dias, uma noite – uma caminhada resume o mundo
Drive e a reinvenção da roda
Ela e o mal-estar do simulacro
Entre vales, da tragédia à reciclagem
Era uma vez... um país de imigrantes
Girimunho e os filmes invisíveis
Heleno, touro domado
Holy motors e a ficção radical
Homens de preto, homem de branco: excesso e essência
Intocáveis, ou a salvação da Europa pelos negros
Killer Joe, manifesto subversivo
Kon-Tiki, aventura da luz
Love, ponto de atrito entre amor e sexo
Mad Max, na estrada entre o épico e o pop
Menos que nada é muita coisa
Nebraska, onde a América não acaba
Ninfomaníaca contra a normatização do desejo
Não pare na pista, hagiografia ao quadrado
O capital: tema atual, cinema velho
O concurso e os limites da neochanchada
O corvo, ou a segunda morte de Poe
O exercício do caos, cinema essencial
O gorila e o mundo vertiginoso de Belmonte
O homem das multidões e a cidade fora de foco
O som ao redor e a primavera pernambucana
O vendedor de passados e teoria da Conspiração
Os amigos, Ventos de agosto e a cartografia dos afetos
Os oito odiados, réquiem por uma nação
Os penetras, ou a malandragem atualizada
Philomena ou o ator como autor
Pi, o filme líquido de Ang Lee
Pina: corpo e alma em três dimensões
Praia do futuro e suas coordenadas
Quando eu era vivo e o sono da razão
Que horas ela volta?, a arquitetura como drama
Rio, eu te amo, entre o cinema e o turismo
Riocorrente, Pauliceia incendiada
Robocop vai, Eles voltam
Saint Laurent e a subversão da biografia
Samba e a estética da simpatia
Sangue azul e Romance policial: a paisagem como drama
Sem pena e os corpos fora do lugar
Sniper, Velho Oeste no Oriente Médio
Star wars e as mitologias instantâneas
Sudoeste, uma fábula fabulosa
Sui generis
Tabu reinventa África colonial
Tanta água e a vida dos tempos mortos
Trapaça e os malandros com gravata e capital
Um amor de vizinha e a morte da comédia romântica
Xingu, utopia e tragédia
Êxodo, história antiga, tragédia atual
Paterson, Pitanga e poéticas
A Borges o que é de Borges
A China de Jia Zhang-Ke, tão longe, tão perto
A Copa no Brasil, ou o fim da alegria do povo
A Hollywood de Cronenberg, entre a cartografia e o bestiário
A Mostra e os sonhos de Bellocchio
A alegria de dizer "não"
A arte de mostrar o invisível
A aventura mora ao lado
A barbárie à espreita
A barca furada de Noé
A bicicleta, a orfandade, a loucura, a traição: mais filmes da mostra
A construção de Tim Maia no cinema
A crista da onda negra
A deliciosa despedida de Resnais
A doença da imaginação
A dívida com os clássicos
A estrada para a América
A estratégia do eclipse
A família monstro de Pablo Trapero
A hora da comédia, a comédia da hora
A hora do pesadelo
A juventude de Domingos Oliveira
A literatura e o indizível
A luz vem da Ásia
A matéria e o espírito
A mediocridade reluzente do Oscar
A melancolia autoirônica de "Avanti popolo"
A melancolia dos Coen e a mostra de SP
A mulher no labirinto
A mulher que fala
A mãe universal de Nanni Moretti
A odisseia urbana de Karim Aïnouz
A política do corpo
A revolução dos bichos
A roda da fortuna
A ruptura do realismo em duas frentes
A serra e o pampa
A sina do menino infeliz
A solidão do goleiro
A terceira margem do rio
A terra e o transe em Boa sorte,meu amor
A tragédia de Elias e o corpo de Olivia
A transparência do sonho
A utopia suja de Cláudio Assis
A ópera sombria da miséria
Alemanha adentro, mundo afora
Almodóvar, a pele e a alma
Além da globochanchada
Além dos muros da Casa grande
Amada morta, cinema vivo
'Amantes eternos' e zumbis efêmeros
Amor e morte segundo Haneke
Anatomia do choro
André Bazin: alma do cinema, cinema da alma
André Novais, cinema de corpo e alma
Antes que o mundo acabe
Apologia do esquisito
Argentina ou o elogio do outro
As cabeças cortadas de Sergio Bianchi
As crianças invisíveis
As muitas vidas de Eduardo Coutinho
As mulheres abrem caminho
As sombras de Isabelle
As surpresas da caixinha
Babenco, homem fora de lugar
Baladas do lado sem luz
Bellocchio e a dor do outro
Bergman de trás para a frente
Bernardet na contramão
Brasil, dança absurda
Brasília e o cinema proletário
Brasília em transe: um festival histórico
Brasília, capital Recife
Brasília, labirinto sem saída?
Brasília, terra em transe
Bressane e a educação dos sentidos
Bárbaros por todo lado
Capital da solidão
Carlão, cinema e vida
Catástrofe pedagógica
Choque de realidade nas telas de SP
Cinema contra o esquecimento
Cinema de cabelo duro
Cinema de corpo e alma
Cinema líquido
Cinema sem arestas
Cinema, matéria e espírito
Clint Eastwood e as liturgias da morte
Clint e as armadilhas da história
Como mergulhar em Blow-up
Como nascem as bruxas
Como nascem os monstros
Comédia, sonho, derrota – cada um com seu cinema
Copacabana em transe, Recife em ebulição
Coppola, no coração das trevas e da luz
Corpos fora do lugar
Cosme e a memória cinematográfica do mundo
Coutinho e a poética do encontro
Crime, castigo e compaixão nas Filipinas
Cristo vive nas telas
Cronenberg: a escrita e a carne
Crusoé moderno
Crônica contra as mortes anunciadas
Cuidado: frágil
De 2001 a Gravidade, o universo encolheu
De Fidel a Neymar
De Manoel a Miguel, o cinema d'além mar
De Woody Allen a Francisgleydisson
Desmesurada poesia
Dez dias de vibração
Do “lá fora” ao “aqui dentro”
Do caos à arte
Dois cinemas
Dois filmes, dois cinemas
Dois olhares sobre as ruínas
Dos seres imaginários
Doze anos de ênfase e redundância
Duas faces da guerra ao terror
Dólares, areia, Geraldine e Abujamra
Elogio do filme ruim
Em defesa do cinema desagradável
Em defesa dos 'filmes invisíveis'
Encontro de olhares
Entre a neve e o fogo
Entre a província e o mundo
Entre o terror e o luto
Eros e Tânatos
Escravidão sem fim
Escritores no set
Escória rebelde
Essas pessoas na sala de jantar
Estado de graça
Eu vi um Brasil no cinema
Exorcismo do século XXI
Faltou sal a O sal da terra
Fantasmas no cinema nacional
Fellini na veia
Festa no cemitério
Ficção e memória
Ficção e reportagem
Fritz Lang, o implacável
Fronteiras de fita crepe
Futuro do pretérito
George Clooney: política é o fim?
Getúlio, Longwave e as armadilhas do filme histórico
Giorgetti, a ditadura e a história do cotidiano
Godard, revolução permanente
Gol de Portugal
Gonzaga, melodrama popular
Grandeza perdida
Haja hoje para tanto ontem
Hitchcock e o vértice do cinema
Hitchcock e seus prodígios
Hora de descalçar as chuteiras
Hugo Cabret e a máquina do mundo
Há arte demais no mundo
Infância selvagem
Inventário de solidões
Irmã das coisas fugidias
Iñárritu e a estética da ênfase
Jango, Hitler, Berlusconi - política é o fim?
Japão, Ucrânia, compaixão, brutalidade
Jia Zhang-ke e a poética dos escombros
Jorge, Nelson, literatura, cinema
Kafka no chaco
Leon, Leon, Leon
Licantropia sertaneja
Literatura, sexo e crime num filme francês
Luxo para todos
Mais forte que os clichês
Malandros e cornudos à italiana
Maloca moderna
Mar de filmes no Rio
Melhores do ano: o que fica do que passa
Memórias do presente
Mergulho no raso
Metafísica da luz
Monstros, moral e cívica
Moretti, Herzog: habemus cinema
Mostra de SP: anotações apressadas
Mostra de São Paulo, entre o prazer e a angústia
Mostra de São Paulo: notas apressadas sobre a beleza no cinema
Mostra de São Paulo: uma jornada pessoal
Movimento e paralisia no novíssimo cinema brasileiro
Mulheres do cinema, cinema das mulheres
Mundo cão e a barbárie à espreita
Mundo em convulsão
Mundo em ruínas, cinema vivo
Mundo fora dos eixos
Mungiu, Kiarostami, cinemas libertários
Música e celebração
No brega, o Brasil profundo
No covil do inimigo
No inferno com Polanski
No país das fraturas expostas
Nosso mundo movediço
Notícias de um ano particular
O "filme europeu" de Jorge Furtado
O Alemão que perdeu a mão
O Lincoln solene de Spielberg
O noir e o lado obscuro da América
O noir essencial de Hawks
O reality show de Hector Babenco
O Brasil possível de Brincante
O Oscar e os filmes “sobre”
O Oscar na contramão
O bandido que nos ilumina
O belo e o feio na mostra de SP
O cinema canibal de John Carpenter
O cinema contra a morte
O cinema essencial de Lav Diaz
O cinema falado de Martin Scorsese
O cinema libertário de Buñuel
O cinema mediúnico que vem da Tailândia
O cinema no olho do furacão
O cinema segundo Coutinho
O cinema visceral de John Cassavetes
O cinema, o futebol e as tetas
O corpo e a paisagem
O corpo estranho de Joaquin Phoenix
O corpo que resiste
O diabo entre nós
O espetáculo da guerra
O estrangeiro
O estranho caso de Manoel
O fator humano
O filme "brasileiro" de Pablo Trapero
O futebol de resultados de Campanella
O futuro no passado
O futuro é mulher
O gosto amargo da vitória
O gótico pop de Tim Burton
O horror do Brasil
O inferno é aqui
O jogo da imitação
O leão ainda ruge
O lugar do artista em "Birdman" e "Grandes olhos"
O lugar do negro
O mar de Bergman
O monstro escolhe o vinho
O mundo como teatro
O mundo em convulsão (Kubrick em São Paulo)
O mundo em duas horas
O mundo vertiginoso de Kiarostami
O nazismo entre nós
O olhar infantil
O ouro do tempo
O palhaço, o país e a busca de identidade
O país das domésticas
O país que poderia ter sido
O que há de novo no Cinema Novo?
O que não se pode ver
O rosto humano em três filmes da mostra de SP
O sentido do humano
O sexo trágico e lúdico de von Trier
O som sutil e a fúria contida
O sonho recauchutado
O trabalho do tempo
O trabalho e as noites
O vermelho e o negro de Tarantino
O voo abortado de Zemeckis
Observações de um outsider
Orson Welles, o desmesurado
Os fundos falsos da guerra
Os grandes sóis violentos
Os muitos prodígios de O menino e o mundo
Os sonhos geométricos de Antonioni
Ouro Preto, memória e ausência
Ozon e as artimanhas da ficção
Paolo e Vittorio Taviani: Shakespeare no cárcere
Paul Schrader, inventor de infernos
Pesadelos contemporâneos
Pietá e o cinema da crueldade
Poesia convulsiva
Polanski e o terror do feminino
Política com olhar caloroso
Porcos, ratos e Selton Mello
Primavera nas telas
Proletários de todo o mundo
Provocações aos sentidos e à inteligência
Quem lê, ouve e vê tanta notícia?
Quem tem medo de mulher pelada?
Quem tem medo dos filmes de sacanagem?
Raskolnikov vai à universidade
Raul, o som e a fúria
Renascimento italiano
Renoir, amigo dos homens
Rindo de quê?
Rio de sangue
Rio, cidade ausente, cidade em chamas
Risco e controle
Roteiro? Pra que roteiro?
Ruas de Havana, cinemas do mundo
Réquiem pelo Cinema Novo
Rússia, Japão e Bahia em três grandes filmes
Scola, síntese do cinema italiano
Scorsese e o dinheiro como droga pesada
Se oriente, rapaz
Sergio Leone: Era uma vez o cinema
Shakespeare atrás das grades
Soderbergh e o entretenimento disfarçado de arte
Suspense ao sul
Sócrates, o futebol, o cinema
Tatuagem, revolução dionisíaca
Teatro dilacerado
Tempos de corações empedrados
Terra estrangeira
Tintin e a traição dos heróis
Tiradentes, o anti-Oscar
Todas as primaveras
Tonacci, cinema dos grandes
Travis, eleitor de Trump
Trigo e joio na Mostra
Truffaut e a vertigem do feminino
Tudo sobre sua mãe
Um corpo que sobe...
Um filme de mocinho
Um olhar português
Um país malvado
Uma magia modesta
Uma visão sombria do Brasil
Urgentes, na contramão
Vai que dá certo o super nada
Veja estas canções
Via-crúcis do corpo
Vida louca, morte besta
Videogame do dinheiro
Woody Allen e o amor como síntese
Woody Allen em ponto morto
É proibido proibir, mas não opinar
- José Luis Guerín
O espectador cineasta
- Jovita Santos de Mendonça
Uma memória de Pernambuco
- João Luiz de Albuquerque
Casablanca setentinha
- João Moreira Salles
O pianista mineiro
O que observamos quando observamos?
- João Máximo
O melhor romance já escrito sobre futebol
- João Paulo Cuenca
A primeira noite em Paris
Conexão-Macau
Daniel Mordzinski e a pose do escritor
Educação do olhar
Em lugar nenhum
Entre o artista e a obra
John Marcher ao avesso
Macau à flor da pele
Os adivinhos sempre dizem a mesma coisa
- João Perassolo
Arte sem arte: a nova obra de Marina Abramovic
- Julia Codo
Uma voz fina
- Julia Kovensky e Leticia Squeff
Araújo Porto-Alegre: singular & plural
- Juliana Cunha
Breaking Bad: nós somos o perigo
Amanhã será maior
Narrativas depois do fim do mundo
Pelas beiradas da Copa
Um pinto contra Francisco Sá
- Jânio de Freitas
O Paradoxo Millôr
- Karina Kuschnir
Desdesenhando o Rio
- Karina Kuschnir & Vinícius Moraes de Azevedo
Mensagens criptografadas
- Kathrin Rosenfield
Um escritor mais inteligente que o necessário
- Katya de Sá Leitão Moraes
O cinema sob o olhar de Otto Lara Resende
- Kelvin Falcão Klein
A falsificação do inimigo
A minha vida foi mais forte que eu
Entre o sonho e o real: cem anos de Strindberg
Música do acaso
No acaso, no acidente, no aleatório
O alvorecer do fascismo
O inominável atual
O leitor é um grande faisão no texto
O mundo de Murakami
Patrick Modiano: o esquecido e os esquecimentos
Quem é Joseph Anton?
- Kenneth Frampton
O destino de Brasília
- Kleber Mendonça Filho
Todas as formas de desejo
Trama, treta, drama
- Laura Erber
Academia.edu, uma comunidade em fluxo
Atados por cartas
Cimento, papel e cinza
O poema se escreve, não se explica (a vida)
Os artistas vão salvar o mundo...
Por onde andou Sophie Podolski?
Precisamos falar sobre imagens
Um adeus a Tunga
- Lauro Escorel
Encontros com Avellar
- Leandro Sarmatz
Kafka, ano zero
- Leonardo Aversa
Millôr no Arpoador
- Leonardo Villa-Forte
Políticas do grafite
- Leslie Bethell
Sobre Eric Hobsbawm
- Leticia Nascimento
No closet de David Bowie
Whaam!
- Lilia Moritz Schwarcz
Escravos de Marc Ferrez
- Lilia Schwarcz, Maria Helena Machado e Sergio Burgi
Emancipação
- Lima Barreto
Lima Barreto e a Missa Campal
- Luciano Migliaccio
Luz, cedro e pedra: Horacio Coppola e a escolha da luz
- Lucrecia Zappi
Rifle
- Luis Fernando Verissimo
Millôr: Palavras, palavras
- Luisa Geisler
Capivaras
O conforto beatnik
Teoria geral do abandono literário
- Luiz Alberto Sanz
Notas sobre a linguagem jornalística no cinema de ficção
- Luiz Fernando Gallego
Notas secretas
- Luiz Fernando Vianna
A era da demolição permanente – Quatro perguntas para Guilherme Wisnik
A violência autorizada – quatro perguntas para Maria Rita Kehl
Antes e depois de João
Barbara Heliodora, 90 anos
Beyoncé é nós! Ou o Brazil não conhece o Brasil
Boa música em casa nova
E agora, sem o Zé?
Em Rush, as fórmulas de Hollywood na Fórmula 1
O descobrimento do Brasil
O último verso de Renatinho
Os índios na fotografia brasileira
Pequena história das canções brasileiras
Vinicius, o também bem-amado
- Luiz Guilherme Barbosa
“Isso é literatura”: a partir de “Mil rosas roubadas”
- Luís Henrique Pellanda
Coetzee e o instinto da censura
- Luís Martins
Antes do samba
Ascenso, o bom gigante
O grande samba
Orestes
Stravinsky
- Léo Schlafman
A imaginação literária (I): O cérebro do jaguar
A imaginação literária (II): Romances da vida utópica
A imaginação literária (III): O sentimento do mundo na poesia
- Lúcio Rangel
Inezita Barroso canta o Brasil
- Machado de Assis
Bons dias!
- Marcelo Bortoloti
Drummond e o Partido Comunista
O poeta e a revolução
- Marcelo Caldi
Dominguinhos, o herdeiro
Dominguinhos, o herdeiro
- Marcelo Rezende
O que não se sabe sobre Daniel Piza
- Marco Pasqualini de Andrade
Wesley Duke Lee, Openended
- Marcos Sá Corrêa
A fração de segundo e a história
O escritório (e o quarto) de Oscar Niemeyer
- Maria Campaña Ramía
Os anéis da sequoia
- Maria Lucia Rangel
A sorte e o privilégio de ter encontrado Vinicius e Sabino
Lembranças de Tom Jobim, 20 anos depois
- Maria Mendes
O filme não morreu, viva o filme
- Maria Rita Kehl
A poesia é a voz frágil da gente
A preguiça do samba
Infância paulistana
O Rio não para de chegar
O Rio proustiano
O que vai acontecer?
Perecíveis e descartáveis
Só vai sobrar a lua cheia
- Maria Valéria Rezende
Carta à rainha louca
- Mariana Lage
Escrita, nomadismo e queer
- Mariano Marovatto
A canção e os 8-bits
- Mariarosaria Fabris
Uma vida sem sonhos e sem ambições
- Mario Adnet
Valzinho
- Mark Durden
Daniel Blaufuks, trabalho de memória
- Martha Batalha
Macroplanejadores e microgerentes
- Marçal Aquino
A felicidade genital
- Matthew Shirts
Trump, Obama e o futuro da humanidade
- Maureen Bisilliat
A João Guimarães Rosa
Mário de Andrade, fotógrafo e viajante
O Xingu no Nepal
Perambular é um prodígio
- Mauricio Carrilho
Baden e Meira, o encontro do moderno violão brasileiro
- Mauro Restiffe
Nova Luz
- Maurício Lissovsky
A cidade como autorretrato
- Miguel Del Castillo
Qual livro?
- Mànya Millen
A ousadia literária de 2016
Atenção às linhas
Cinco vezes IMS Paulista
Cinema como experiência
Encontro com Dois irmãos
O som ao redor
Rocinha mais que visível
- Natércia Pontes
Os tais caquinhos
- Nei Lopes
Certidões de vida e identidade
Da difusão ao descompasso
Do rancho-escola ao 'Professor' Paulo
Pagode, o samba que faz escola
Religiões afro-brasileiras, uma questão filosófica
Sincopando o Cyro
- Noemi Jaffe
André
Cemitério do Araçá
- Orlando Margarido
Um crítico em meio ao todo
- Patrick Cruz
Eu escrevo a Wikipédia – e ninguém lê
- Paulo Mendes Campos
Brasileiro e carioca
Eis os imortais
Meu amigo Sérgio Porto
- Paulo Nogueira
Ali Smith, caça-fantasmas
Japonês da pátria filho
O outro Cromwell
Quem tem medo do lobo mau?
- Paulo Pasta
As pinturas mais interessantes da Bienal
Boiada, de José Antonio da Silva
- Paulo Raviere
A bandeira da Síria em seu perfil
A diversidade do insulto
Atravessar a rua com o sinal fechado
Declínio e queda do esprit d’escalier
Resquícios de civilização
Somos todos críticos
Substituir José de Alencar, por exemplo
- Paulo Roberto Pires
A Mamá e o Chacal
A arte de falar mal
A justiça de Ian McEwan
A literatura da realidade
A morte e as mortes de Barthes
A morte e as mortes de um editor de livros
A musa ambígua sai de cena
A sedução de Susan
Aos literatos, a literatura
Chico, seu pai e seu irmão
Cosic, o não-Nobel
Da fenêtre vê-se o Redentor
Despachando minha biblioteca
Dr. Umberto e Mr. Eco
Humberto Franceschi, amável amador
Ivan viu o mundo
Mo Yan, quem?!
No espelho de Angela Davis
O Benny Goodman da gafieira
O Jurado C da vez
O conforto dos estranhos - por Paulo Roberto Pires
O fim do mundo real e virtual da Leonardo da Vinci
O grande e o pequeno
O homem e suas certezas
O tempo da rua
O trem de Patti Smith
Os loucos do link
Os vivos e os mortos
Pena vai ter quem ficar
Regina Braga, uma voz para Silvia Molloy
Variações para piano despreparado
- Paulo Scott
Caixa de música
Marrom e amarelo
- Paulo da Costa e Silva
Chico e os olhos do carrasco: de Paratodos a Parapoucos
Imbatível ao extremo
O erotismo puro de Bororó
- Pedro Aragão
Bach, Pixinguinha e os enigmas musicais
- Pedro Telles da Silveira
#ironia
- Pio Figueiroa
Depardon, os anos reveladores - por Pio Figueiroa
- Plínio Fraga
Infância banida
- Priscila Sacchettin
A manhã noturna de Samico
- Rafael Cardoso
Liberdade e luta
O maior pintor do Brasil
Sobre as ruínas do museu
Xadrez na Dinamarca
- Rafael Urano Frajndlich
Pós-2014: a arquitetura das novas arenas
- Reginaldo Pujol Filho
A máquina de Gonçalo M. Tavares
Especulações sobre uma Granta portuguesa
- Reinaldo Moraes
Carta nº 1
Carta nº 2
Carta nº 3
- Renato Anelli
Dois momentos marcantes de Lina Bo Bardi
- Renato Galeno
O real é o que resta
- Roberta Zanatta
Parque Lage em 1944
- Roberto Rocha
Filmes shakespearianos
- Rodrigo Alzuguir
Parabéns para você
Polêmica!
- Rodrigo Naves
Interior de Mônaco
- Rodrigo Queiroz
Le Corbusier, Paisagem do Rio de Janeiro, 1936
- Rogério Bettoni
Tradução, poética do improvável
- Ronaldo Bressane
Contra o sonso-coxismo
Escritor sem pais nem filhos
O peso dos livros
O pop morre em bis
Sonhando com personagens do noticiário
- Rosa Amanda Strausz
Aquária
- Samir Machado de Machado
Tio Jorge
Tupinilândia
- Samuel Titan Jr.
O que vai numa capa?
Quatro fotógrafos da vida moderna: Brasil, 1940-1964
- Sergio Burgi
As cores do Rio aos olhos de Marc Ferrez
Dia mundial da fotografia
O estúdio fotográfico Chico Albuquerque
- Sergio Cohn
Flor do Mal revisitada
- Silviano Santiago
Família
- Simone Campos
O jogo da leitura e os livros-jogo
- Suzana Velasco
Imaginário da fronteira
- Sylvio Fraga Neto
Jazz em NYC
- Sérgio Alcides
"A máquina do mundo" se entreabriu no jornal
Armadilha para Ana Cristina
Bandeira: itinerário da altivez
- Sérgio Augusto
A vida do Santos
Divagar e sempre: Millôr Fernandes
Millôr: Nosso maior filósofo
O coração do Brasil
- Sérgio Bruno Martins
O MAR de cima a baixo
Os fios da Bienal - por Sérgio Bruno Martins
- Sérgio Medeiros
Um Leminski cheio de graça
- Sérgio Rodrigues
O bode da seleção
Tirolesa
- Sérgio Sant'Anna
A palavra encenada
Ainda os boleiros e outros tópicos
Apreciando a literatura argentina
Cartas na mão ou no micro
Clássicos para tudo o que é gosto
De escritores, livros e viagens
De falsificações e falsificadores
Filmes
Meio de campo
O Fluminense e meu tio
Os caminhos da liberdade
- Tacita Dean
Analógico
- Tatiana Monassa
A casa como grande navio
- Taís Cardoso
Transfiguração ao contrário
- Taísa Palhares
Fantasia sobre Minas Gerais
- Thais Rivitti
Artistas da Bienal recriam a história a partir da arte
- Thom Andersen
Eadweard Muybridge
Na lista negra
- Thomas Schatz-Nett
August Sander, a fotografia e o tipo
- Thyago Nogueira
A estranha vida das cidades
Os lugares de Claudia Andujar
William Eggleston, a cor americana
- Tiago Ferro
Ser ou não ser canônico
Temporal sobre o Nobel
- Tiago Mesquita
David Drew Zingg: imagem sobre imagem
Megaexposições, adesão e figuração
Notas sobre Emygdio e Raphael
- Tomás Gutiérrez Alea
Memórias de Memórias
- Victor Heringer
A ruína da mente adolescente
O meme, o soneto e o escorbuto
- Victor da Rosa
Cavaleiro sem cavalo
Mímicos e mascarados
Onde está Waly?
- Vilma Arêas
A diferença entre seriedade e sisudez
A figura caleidoscópica de Alexandre Eulalio
Estou metafísica, pois ainda não jantei
Voto, assunto pessoal
É muito difícil um bom realista
- Vinícius Castro
O cérebro na ficção
- Walmor Chagas
Eu curto mais Fernando Pessoa do que Shakespeare
- Walter Boechat
La Luna, a senhora das emoções
- Walter Firmo
Glorificar a margem
- Xico Sá
O amor acaba, mesmo quando nem começa
Para um xodó no Recife, entreguei o meu coração vira-lata
Uma gostosa, bem sabes, Joaquim